“A união do Alto Uruguai foi fundamental para essa conquista”, frisa o presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, lembrando os caminhos trilhados até agora, e que teve várias mãos, até o anúncio oficial do Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira, 16, criando em Erechim, o CRPO Norte, que trará autonomia ao Alto Uruguai, nas decisões da Brigada Militar.
Arruda relembra que esse trabalho iniciou com o prefeito de Erechim, Paulo Polis, quando era presidente da AMAU em 2021, seguiu com Maurício Soligo, prefeito de Getúlio Vargas em 2022, e teve continuidade nesse ano, em seu mandato: “Foram inúmeras viagens à Porto Alegre, várias reuniões com o comando geral da Brigada Militar, com o governador Eduardo Leite e o apoio irrestrito da deputada estadual, Delegada Nadine, desde quando era chefe da Polícia Civil. E ainda a força do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (CODER), que sempre esteve ao nosso lado, em busca desta conquista”, pontua o presidente da AMAU.
No dia 20 de abril, quando o governador Eduardo Leite esteve em Ponte Preta, na Assembleia da AMAU, os prefeitos e o Coder, entregaram para ele, mais uma vez o pedido para a instalação do CRPO Norte em Erechim. Naquela oportunidade, Leite se comprometeu com a demanda, e afirmou que em breve iria anunciar, e isso ocorreu nesta sexta-feira, 16,
De acordo com Marcelo Arruda, “o sonho antigo da região, dará independência e melhor atendimento por parte da Brigada Militar, pois terá sobre seu comando um número menor de municípios. Com a divisão do comando, o CRPO Norte atenderá 36 municípios e o CRPO Planalto, os demais. Ficamos felizes, que o nosso pleito está andamento. Faltam apenas algumas etapas para se tornar realidade”, pontua o presidente da AMAU.
Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, presidente da AMAU em 2021, “essa conquista tem muito da nossa união na AMAU. Foi feita por mim como presidente e coloquei inclusive espaço a disposição em Erechim, depois o prefeito Soligo reforçou o pedido e agora a pouco em Ponte Preta o prefeito Marcelo voltou a solicitar ao próprio governador em nossa reunião da entidade. Nosso esforço coletivo, com prefeitos, deputados e a Brigada Militar, lutando por causas regionais está dando um outro patamar para nossa entidade”.
O ex-presidente da AMAU, e prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, afirma que: “O anúncio do CRPO Norte torna um antigo sonho realidade. Importante destacar o papel fundamental da AMAU nesta conquista, com harmonia dos prefeitos, trabalhando de forma conjunta. É sem dúvidas a grande demonstração de forças em prol da segurança das pessoas. E nosso município passará a ser de um batalhão podendo assim ter um efetivo mais próximo do ideal”, salienta.
De acordo com a deputada Delegada Nadine, que esteve à frente da Polícia Civil nos últimos anos, a demanda para instalar um comando no Alto Uruguai é antiga. “Não tenho dúvidas que esse decreto, estruturado de forma estratégica, vai proporcionar melhorias significativas e eficientes nos índices da nossa segurança pública”. A parlamentar também destacou o trabalho de lideranças da AMAU, Associação de Municípios do Alto Uruguai, e do Coder, Conselho de Desenvolvimento de Erechim, que também trabalharam para que o pleito saísse do papel.
O governador Eduardo Leite explica que o processo de organização e implementação do projeto terá início nas próximas semanas, sendo efetivado ao longo do segundo semestre. Quanto à reestruturação de cargos no âmbito da BM, o governo encaminhará projeto de lei para a Assembleia Legislativa, já que o novo desenho demanda a designação de coronéis para assumir os novos postos de comando, além do destacamento de outros militares.
O CRPO Norte vai atender 37 municípios desafogando Passo Fundo, que atende hoje com a região Alto Uruguai 83 municípios: Aratiba, Áurea, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Benjamin Constant do Sul, Campinas do Sul, Carlos Gomes, Centenário, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Erebango, Erechim, Erval Grande, Estação, Faxinalzinho, Floriano Peixoto, Gaurama, Getúlio Vargas, Gramado dos Loureiros, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Machadinho, Marcelino Ramos, Mariano Moro, Maximiliano de Almeida, Nonoai, Paim Filho, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, Rio dos Índios, São Valentim, Severiano de Almeida, Três Arroios, Trindade do Sul e Viadutos.
Por Assessoria de Comunicação