Na solenidade de abertura da 9ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em São Paulo, o governador Eduardo Leite ressaltou a consolidação do grupo, que reúne os chefes do Executivo de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O evento deste mês é o primeiro após a formalização jurídica da criação do consórcio, que ocorreu a partir de aprovação de projetos de lei nos Estados.
Em seu discurso, Leite agradeceu aos colegas governadores pelo apoio dado ao Rio Grande do Sul durante as enchentes que atingiram o Estado em setembro. Além disso, destacou que o Cosud vem se firmando como uma estrutura relevante na discussão de pautas comuns entre os governos do Sul e do Sudeste.
“A consolidação do Cosud abre a possibilidade de mais ações conjuntas de forma objetiva e concreta, como compras consorciadas e o estabelecimento de órgãos e estruturas em comum. O consórcio não é e não será uma frente de Estados contra Estados, mas uma união que defende uma visão regional em benefício de todo o país. Vamos trabalhar em conjunto a fim de que sejamos uma alavanca de desenvolvimento para o Brasil”, afirmou o governador.
A 9ª edição do Cosud debaterá soluções e iniciativas conjuntas para os principais setores da administração pública, em especial os de Meio Ambiente e Segurança Pública. Secretários e gestores estaduais das regiões se dividirão em grupos de trabalho para elaboração de políticas públicas e atuação em parceria para atendimento a uma população somada de 114 milhões de habitantes. Juntas, as economias das regiões Sul e Sudeste representam 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As atividades dos grupos de trabalho e dos governadores prosseguem na sexta-feira (20/10) e no sábado (21/10), quando o evento será encerrado com a leitura da Carta São Paulo, assinada pelos sete líderes estaduais.
A programação completa está disponível no site do Cosud.