Jupem realiza oficina de ”Palma Wielkanocna”

Decoração com flores faz parte da tradição polonesa para a Missa de Ramos

Na noite da última quarta-feira,29, foi realizada a oficina de ”Palma Wielkanocna”, onde alunos e pais puderam participar de mais uma tradição polonesa, o enfeite de ramos, feito com flores em dobraduras e papel. A oficina foi ministrada por Leonardo Rucyski e Mônica Kieling.

Para o presidente do grupo Jupem, Jeison Lipnharski, as oficinas trazem integração e conhecimento da cultura dos antepassados, e que busca a preservação destes costumes e tradições para as novas gerações.

Semana Santa e ramos que trazem felicidade
Para os poloneses, a Semana Santa começa no Domingo de Ramos. Nesse dia nas igrejas polonesas são benzidas as palmas e os ramos com enfeites de flores, que podem ser naturais ou em papel.
O Domingo de Ramos é uma das datas mais importantes para os católicos, e comemora a entrada de Jesus em Jerusalém, dá-se o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus.

A benção do ramo é uma bonita tradição seguida pelos descendentes de poloneses no Brasil, ele serve também para proteger os habitantes de uma dada casa contra azar, contra doenças e trazer alegria e prosperidade ao lar.

Por Assessoria de Comunicação 

destaque