Em uma segunda entrevista à Rádio Cultura, o juiz eleitoral responsável pela 20ª Zona Eleitoral, Dr Marcos Agostini, traçou um panorama geral do andamento das eleições em nossa cidade.
As situações relatadas tratam apenas de uma demora maior nas filas, principalmente pelo motivo da atual votação ter cinco cargos em disputa, onde o eleitor demora um pouco mais para votar.
Até o presente momento, não houve nenhuma denúncia de crime eleitoral, havendo a necessidade apenas de uma melhor orientação e cobrança referente à carros adesivados e estacionados em frente aos locais de votação. Estes podem permanecer somente o tempo necessário para que o seu condutor proceda a votação e retire o veículo do local.
Em Erechim foram prontamente substituídas apenas 03 unas eletrônicas, após as mesmas apresentarem problemas. Ao ser questionado sobre a segurança das urnas eletrônicas, Dr Marcos ressaltou que possui total confiança neste sistema. “Elas não estão conectadas na internet, impossibilitando o raqueamento, não estão conectadas umas às outras, cada urna é individual. Se expede antes do início da votação, a zerésima que é fixada na entrada da seção, comprovando que não há nenhum voto contabilizado. No fechamento é expedido então o boletim de urna, com todos os votos efetuados no naquele determinado equipamento. Este boletim é impresso e disponibilizado também na entrada de cada seção. Inclusive há um QR CODE para facilitar a conferencia dos dados que constam no boletim de urna com os dados disponibilizados pelo TSE.”