Jogos InterCoopers reúne estudantes de cooperativas escolares em Erechim

Programa do Sicredi visa trabalhar os princípios do cooperativismo na prática desenvolvendo valores e competências como liderança, empreendedorismo, educação financeira e inclusão social

Com o intuito de contribuir com a formação de jovens líderes e preocupados com a comunidade é que as cooperativas escolares existem. Com esta iniciativa pensada pela Fundação Sicredi, estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio são desafiados a criar e desenvolver uma Cooperativa Escolar com finalidade educativa e com ela vivenciar os princípios e valores do cooperativismo, em busca de contribuir para um mundo mais solidário e humano. Dentre diversas atividades planejadas e realizadas durante o ano, para contribuir ainda mais com o desenvolvimento desses estudantes, foi realizado na quarta-feira (30/08), o momento dos Jogos InterCoopers, para que os estudantes pudessem confraternizar, conhecer novos colegas e através das atividades realizadas praticar a intercooperação.

O encontro aconteceu no CTG Galpão Campeiro, em Erechim/RS e reuniu todas as sete cooperativas escolares da área de atuação da Sicredi UniEstados. Mais de 150 estudantes dos municípios de Itatiba do Sul/RS, Benjamin Constant do Sul/RS, Barra do Rio Azul/RS, Campinas do Sul/RS e Itá/SC passaram o dia confraternizando e trocando experiências em busca de novos saberes.

“Essa atividade é muito importante, isso porque desde a organização ainda na escola sentimos o entusiasmo deles e o compromisso. Chegando aqui é prazeroso ver os estudantes reunidos, o jeito como realizam as atividades, a integração, cooperação, um ajudando o outro, formando estratégias juntos”, comenta o diretor da escola Professora Fernandina Rigotti de Itatiba do Sul, Dejan Schäfer.

“Estamos exercendo o 6º princípio do cooperativismo que é a intercooperação. Todos os colegas juntos, realizando atividades em conjunto. Isso é a intercooperação e que juntos estamos nos desenvolvendo e aprendendo uns com os outros na resolução de problemas”, destaca o presidente da Cooperativa Escolar Bencoope de Benjamin Constant do Sul, Vinícius Ávila, estudante do 9º ano.

Crescimento

De acordo com o diretor Dejan, desde que a cooperativa escolar foi fundada na escola onde atua em Itatiba do Sul, no ano de 2022, o progresso e desenvolvimento dos estudantes é evidente. “Percebemos a diferença deles, tínhamos alunos que não desenvolviam determinadas atividades, eram mais tímidos e vê-los aqui nos Jogos InterCoopers participando, se integrando em não apenas uma, mas várias atividades, não somente com os colegas, mas se abrindo para conhecer novas pessoas, é realmente uma transformação”, relata.

Dejan também frisa o desenvolvimento oral dos alunos. “Vemos esses estudantes aprendendo a falar em público, e um dos grandes ganhos é o desenvolvimento de novos líderes. Queremos deixar para a sociedade líderes que sabem o que estão fazendo, e já

vemos despontando na escola, sendo presidente, vice da cooperativa, presidente de classe e se envolvendo nas demais atividades da escola. Além disso, vimos crescimento em organização e tomada de decisões. Para nós é um marco o antes e o depois da cooperativa escolar e isso se reflete em sala de aula, nas apresentações de trabalhos, na seriedade, vemos alunos preocupados com o social, que tomam decisões para o andamento da cooperativa, votam, buscam alternativas e esse é o nosso papel, dar vez e voz porque eles são capazes”, complementa.

Cooperativas escolares

Presente na Sicredi UniEstados desde 2016 e, atualmente em sete escolas, estas cooperativas têm finalidade educativa, possibilitando aos estudantes que no contraturno escolar, desenvolvam atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Tem como objetivo oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, por meio de vivências de um modelo cooperativo sustentável. É um laboratório do cooperativismo na escola.

Por Assessoria de Comunicação