TL News: Reabertura do PEAC e a novidade, MEIs podem recorrer aos empréstimos

O TL News desta quarta-feira (24), foi “recheado” de novidades para os microempreendedores individuais (MEIs). O empresário e diretor da Express Soluções Financeiras, Tulio Lichtenstein, abordou a reabertura do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC).

“Esse programa foi criado por meio de uma Medida Provisória em 2020 e, por intermédio do BNDES desde segunda-feira está ativo novamente. A grande novidade é similar ao que aconteceu com o Pronampe, antes só micro e pequenas empresas eram beneficiadas, agora os MEIs podem se beneficiar do programa emergencial, com taxas atrativas”, explicou Lichtenstein.

De acordo com o empresário, essa linha de crédito serve para investimentos, compra de estoque, organização do caixa e capital de giro. “Um recurso subsidiado pelo BNDES e as instituições financeiras contam com a segurança do Fundo Garantidor de Investimentos”.

Mas você deve estar se questionando, quais os benefícios?  Eles perpassam pela redução nas taxas de juros.

“Estima-se que seja injetado na economia até o final de 2023 cerca de R$ 21 bilhões em novos empréstimos, sendo que 40 instituições financeiras há estão habilitadas com essa linha de crédito. As taxas médias serão de 1,70% ao mês, taxas fixas, com carência de seis a 12 meses e prazos que variam entre 12 a 60 meses”, destacou o empresário.

Tulio Lichtenstein, também extraiu algumas informações do site do BNDES. “Quando o programa foi criado, de 30/06/2020 até 31/12/2020, 114 mil empresas foram atendidas, R$ 92 bilhões foram tomados em seis meses e agora, conta com os microempreendedores individuais. As MEIs representam 67% das empresas brasileiras, são responsáveis por 14,3 milhões de negócios dentro do território nacional. Atualmente, 55% dos empregos são gerados por empresas de micro e pequeno porte, veja como são significativas essas empresas para o cenário econômico”, finalizou.

 

destaque