Irmãos Sartori voltam ao Brasileiro de Rali em 2019

Dupla de Erechim vai competir também no Campeonato Gaúcho nesta temporada. Primeira prova é no próximo final de semana

Tem campeão voltando aos campeonatos Brasileiro e Gaúcho de rali de velocidade. Os vencedores da edição de 2011 nas duas competições, os erechinenses Juliano e Rafael Sartori, da equipe Sartori Rally Team, vão iniciar um novo projeto dentro da categoria. Eles também farão a primeira temporada completa a bordo do VW Polo MR, um carro de tração 4×4, com mais de 300 HPs de potência, que estará entre os mais modernos em termos de tecnologia no grid nacional.

A dupla esteve afastada algum tempo das competições, mas agora volta com expectativa positiva para esta temporada. “Estamos ansiosos em voltar a participar em campeonatos de forma regular. Estivemos ausentes algumas temporadas, mas aproveitamos para estruturar a equipe de uma maneira melhor, um apoio mecânico mais completo, mais adequado, que nos permite maior mobilidade e fazer os dois campeonatos”, ressalta Juliano.

Ele também agradeceu ao carinho dos torcedores. “Quando ficamos fora, notamos este carinho, respeito, consideração pelo nosso trabalho no rali, o que nos deixa muito feliz em voltar, motivados para viabilizar nossas participações nas competições”, amplia.

Sobre o Rally de Estação, primeiro desafio do ano, espera uma prova rápida. “Não tenho duvidas que será um grande rali, muito bem organizado, boas especiais, esperamos começar o ano com o pé direito”, completa.

O VW Polo MR

Construído na Argentina pelos irmãos Baratero, o VW Polo MR é um carro com chassi brasileiro e tecnologia embarcada de última geração quando se fala em rali. É um carro de tração integral, câmbio sequencial de seis marchas e entrega mais de 300 HPs de potência.

O projeto começou a ser desenvolvido com a aquisição do carro pela Sartori Rally Team. Depois, veio o desenvolvimento na Argentina. Em 2018 o carro teve os primeiros testes. Juliano e Rafael também testaram o Polo MR em duas provas, uma na Argentina e outra no Brasil.

Histórico

Juliano e Rafael Sartori são irmãos e moram em Erechim, no RS, considerada a “capital nacional” do esporte. Foi em casa que eles conheceram o rali de velocidade em 1999, após passagem pelo kart.

O primeiro carro foi um VW Gol, pela categoria N3 (4×2). A dupla se tornaria uma das que manteria importantes investimentos no rali brasileiro nos anos seguintes. Depois, vieram aos 4×4, Mitsubishi Lancer Evo X, Subari Impreza WRX Sti e novamente o Mitsubishi Lancer, só que na evolução nove da marca. A dupla estreou ainda o Ford Focus N3 no Brasil.

Em 2011 veio o primeiro título, tanto nacional quanto estadual. E em 2018, chegou à Erechim o VW Polo Maxi Rally, um carro com tecnologia desenvolvida na Argentina, pela Baratec, uma das mais importantes empresas de transformação de carros de rali no mundo.

Em 2019, a dupla volta a fazer temporada completa com foco nos campeonatos Brasileiro e Gaúcho.

Programa do Rally

Estação terá sua 19ª edição este ano. É conhecida por trechos de alta velocidade, mesclando com outros mais técnicos e travados. A prova é toda em estrada de terra e terá 13 especiais entre o sábado e domingo, dias 13 e 14. A programação, no entanto, começa ainda na sexta-feira, dia 12, com o reconhecimento das especiais, pelos competidores, além do treino de ajuste final e a largada promocional, à noite, no centro da cidade.

O acesso ao Parque de Apoio (que ficará junto a estação férrea da cidade), como também nas especiais, é gratuito.

SERVIÇO DO RALLY DE ESTAÇÃO

O que: Rally de Estação 2019

Onde: Estação, RS

Quando: dias 12, 13 e 14 de abril de 2019

Em disputa: primeira etapa dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Rali de Velocidade

► Para o público

Mapa e Guia de segurança: https://goo.gl/6pqedS

Lista de inscritos: https://goo.gl/Wj7ZC4

► Programação

Sexta-feira, dia 12

8h – início dos reconhecimento das especiais pelos competidores

16h – Largada do Shakedown Edu Paula

20h – Largada Promocional (apresentação dos competidores). Local: centro da cidade

Sábado, dia 13

8h34 – Largada da PE Sicredi Estação 1 – 13,78km

9h21 – Largada da PE Ipiranga do Sul CDR 1 – 12,30km

9h49 – Largada da PE Sicredi Sul Minas 1 – 13,93km

11h27 – Largada da PE Sicredi Estação 2 – 13,78km

12h05 – Largada da PE Ipiranga do Sul CDR 2 – 12,30km

12h33 – Largada da PE Sicredi Sul Minas 2 – 13,93km

14h31 – Largada da PE Ipiranga do Sul CDR 3 – 12,30km

15h09 – Largada da PE Sicredi Sul Minas 3 – 13,93km

Domingo, dia 14

8h08 – Largada da PE Sicredi Erebango 1 – 11,28km

8h46 – Largada da PE Rodoil Posto Bortolini 1 – 11,89km

10h14 – Largada da PE Sicredi Erebango 2 – 11,28km

10h52 – Largada da PE Rodoil Posto Bortolini 2 – 11,89km

11h40 – Largada da PE Sicredi Erebango 3 – 11,28km