No final da tarde desta quarta-feira (8) os professores do Sistema Municipal de Ensino iniciaram o estudo/atualização do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público (PCR). A reunião aconteceu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas e teve a participação das Comissões Representativas das 18 Escolas Municipais, representantes dos Sindicatos dos Professores, Conselho Municipal de Educação, Câmara de Vereadores, Instituto Erechinense de Previdência (IEP) e Secretaria Municipal de Educação.
O objetivo da reunião foi iniciar o estudo/atualização do PCR dos Professores Municipais que foi instituído pela Lei N° 5.148, de 30 de dezembro de 2011, com o intuito de revisar o documento em todos os seus artigos e poder, dentro do quesito legal, discutir a carreira dos docentes.
A secretária de Educação, Verenice Lipsch destaca que este movimento de estudo e debate deve perpassar por todos os professores, pois o documento rege a carreira do Magistério. “Todos serão representados, por isso a organização das Comissões nas Escolas. Estes serão os representantes efetivos nas discussões que acontecerão em âmbito escolar”, destaca a secretária.
A reunião foi comandada pelo assessor jurídico da Secretaria de Educação, Ricardo Passini que fez a explanação da metodologia de como será conduzido o estudo. As Comissões das Escolas serão responsáveis de trazer presente a sistematização das discussões realizadas com os professores. Este processo é um momento democrático, onde os membros do Magistério poderão se manifestar quanto as questões do plano.
A professora Cláudia Manica de Quadros que também faz parte da Comissão de Avaliação por Merecimento dos Professores, destacou a importância do processo. “Discutir o plano de carreira é de suma importância, afinal a vida funcional dos professores é regida por esse documento, os avanços da classe vão contribuir na hora da aposentadoria”, explica.
Ainda, a vereadora Sandra Picolli, que representa o Poder Legislativo, acompanhada do vereador André Jucoski destacou a importância da atualização. “Esse momento é grandioso. Fiquei tranquila em ver como será conduzido o processo, de forma bem democrática, de modo que os professores poderão participar. Importante também o Legislativo estar nessa Comissão, assim estaremos informados e entrosados para aprovar a Lei que passará pela Câmara de Vereadores. Todos pensando nos Professores Municipais”, pontua a vereadora.
Após a discussão de todo o Plano, a Secretaria de Educação fará a contratação de uma empresa para analisar as questões técnicas e a viabilidade financeira do Plano. Esta foi a primeira reunião de um cronograma previsto até o final deste ano.
Por Assessoria de Comunicação