O Festmirim é o festival estadual da categoria mirim, o maior evento atualmente desta categoria, onde mais de 80 invernadas estarão participando neste final de semana em Santa Maria, nas dependências do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul.
A reportagem da Rádio Cultura e Jornal Boa Vista acompanhou o último ensaio do grupo antes do embarque para o evento. Nele houve a participação dos pais e de toda a equipe que colaborou com a invernada. Também foram realizados os últimos ajustes e corrigidos detalhes em cada passo das dança a serem apresentadas.
“O Festmirim é um sonho para muitos dançarinos. Não é fácil chegar até lá, pois envolve muito empenho e comprometimento de toda entidade tradicionalista.” Enfatizou Andersson Wiest, diretor artístico do CTG Sentinela da Querência.
Para participar do evento, a invernada é composta por 30 adolescentes e três professores, mas são ao menos 100 pessoas envolvidas diretamente com os ensaios e preparativos. A maioria dos integrantes, estão na invernada a mais de cinco anos.
Além da modalidade Danças Tradicionais Força que a Invernada Mirim do CTG Sentinela da Querência irá participar, também teremos competições das modalidades individuais, que serão: declamação, solista vocal, gaita, violão, chula e danças gaúchas de salão.
A FestMirim ocorre de 17 a 20 de agosto em Santa Maria. A Invernada estará se apresentando no sábado a tarde, por volta das 16h. Quem quiser acompanhar, haverá transmissão pelo canal FestMirim no Youtube.