Pe. Lucas André Stein, Vice-Reitor do Seminário/Santuário de Erechim, presidiu a primeira missa da novena da Romaria anual de Fátima na manhã desta sexta-feira, 29, festa dos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael. Pe. Sala, Reitor do Seminário/Santuário, animou a música e o canto a participação de Elise e Guilherme.
No final da missa, houve lançamento de um livro-documentário do Seminário em seus 70 anos.
A homilia do Pe. Lucas
Iniciou destacando a graça anual da novena e da Romaria de Fátima para a Diocese e para todos, para as famílias e comunidades. Ressaltou o tema e o lema desta Romaria, definidos no contexto do 3º Ano Vocacional do Brasil – Vocaçãó: Graça e Missão; “Eis aqui a serva do Senhor”. Observou que lembra a escolha de amor de Deus para cada pessoa, que a torna única. Ela tem origem e fim último em Deus, que chama a todos para colaborar na sua obra da criação e da redenção. Cada pessoa colabora com Ele em sua opção de vida, tendo como modelo e inspiração a Virgem Maria. Olhando para ela e para o evangelho da anunciação, proclamado na missa, motivou a reforçar a consciência do chamado de Deus e, a exemplo Maria, responder com prontidão e generosidade. Para isto, aproximar-nos de Deus, viver em comunhão com Ele, pois sem sua graça não podemos realizar nossa vocação. É dele a iniciativa. A nós cabe responder. Exortou a rezar pela realização da própria vocação e para termos mais vocações sacerdotais e religisoas.
Lançamento de livro sobre o Seminário
No final da celebração, Pe. Lucas convidou Pe. Sala para um evento especial no início da novena da Romaria deste, o lançamento de um livro sobre o Seminário em seus 70 anos.
Pe. Sala lembrou celebrações comemorativas realizadas desde primeiro de março passado, abertura dos eventos, encontro com os padres que estudaram no Seminário, com os professores e religiosas que nele atuaram, dos ex-festeiros e ex-alunos. Recordou que entre os eventos constava também a publicação de um histórico sobre o Seminário, cuja redação foi solicitada ao Pe. Antonio Valentini Neto, primeiro padre ordenado depois da instalação da Diocese em 1971. Chamou a ele para relatar seu trabalho.
Pe. Antonio referiu-se à comunicação do Reitor e Vice do Seminário aos padres no início do ano, na qual constava a solicitação a ele para redigir um texto a ser publicado no Jornal da Diocese ou em livro. Disse que à medida em que o tempo passava, na contagem regressiva, ia sentindo a apreensão aumentar com receio de não conseguir dar conta da solicitação e em tempo. Mas o texto, com suas limitações, foi para a impressão e ficou pronto ontem, podendo ser apresentado nas celebrações deste primeiro dia da novena. Fez questão de colocar dedicatória ao Pe. Sala no primeiro exemplar do livro e passou a fazê-lo.
Pe. Sala agradeceu ao trabalho realizado e pela deferência de lhe ter sido dedicado o exemplar apresentado.
Por Assessorai de Comunicação