A cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, iniciou nesta quarta-feira (03) a vacinação em massa contra a dengue. A meta é imunizar 150 mil moradores entre 4 e 59 anos, o que representa cerca de 62% da população do município, que tem 243.368 habitantes.
Dourados é a primeira cidade do Brasil a receber a vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda. A vacina possui duas doses, que devem ser aplicadas com intervalo de três meses. A mesma vacina já é comercializada na rede privada há oito meses, por R$ 450.
A vacinação em massa é fruto de uma parceria inédita entre a prefeitura de Dourados e a Takeda. A iniciativa visa reduzir os casos e as mortes por dengue na região.
A Qdenga é a primeira vacina contra a dengue aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2022. Ela também poderá ser aplicada em quem já teve a doença. Nos ensaios clínicos, a Qdenga mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.