Após o segundo turno das eleições 2024, que no Rio Grande do Sul ocorreu em Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria, o mapa eleitoral do Estado ficou consolidado com a força do PP nas prefeituras gaúchas. Em 164 dos 497 municípios o partido saiu vitorioso, todos em primeiro turno.
O MDB tinha conquistado 125 prefeituras e com a vitória na Capital, onde Sebastião Melo foi reeleito, termina o processo eleitoral com 126 prefeitos eleitos. O PDT fez 50 prefeituras, todas no primeiro turno.
Já o PL, partido que na primeira etapa do pleito já tinha obtido o maior crescimento na comparação com a eleição de quatro anos atrás, com a vitória de Airton Souza em Canoas passará a governar 37 prefeituras gaúchas.
O PSDB saiu vitorioso em Santa Maria, com Rodrigo Decimo, e Caxias do Sul, com Adiló, e, assim, ampliou de 33 para 35 o número de prefeituras entre o primeiro e o segundo turno.
O União Brasil conquistou 21 vitórias no primeiro turno no Rio Grande do Sul e o PT, com a vitória de Marroni, ampliou de 19 para 20 o número de prefeituras. O Republicanos fez 16, o PSD, 12, PSB, 8, PRD, 4, Cidadania, 2, e Podemos, também 2.
Foram eleitos 458 prefeitos homens e 39 mulheres, duas a mais do que em 2020.
Por: Jonathas Costa Correio do Povo
Arte: Leandro Maciel