Na sessão ordinária da última segunda-feira (23), os parlamentares aprovaram por unanimidade o projeto de lei de autoria do vereador Wallace Soares (PSDB) que torna obrigatório em novos loteamentos, condomínios e todos os demais empreendimentos imobiliários de Erechim o uso de lâmpadas de LED na rede de iluminação pública. Após a aprovação, a proposta ainda precisa ser sancionada pelo Poder Executivo para, finalmente, entrar em vigor.
Conforme explica o parlamentar, é notório o fato de que a iluminação pública tem gerado muitas reclamações por parte da população – e não são poucas as áreas em que a escuridão predomina, sobretudo praças, rotatórias, trevos e esquinas. “A falta de iluminação recorrente causa insegurança nas pessoas, visto que facilita a ocorrência de furtos, roubos, tráfico de drogas e outros delitos, além de dificultar o reconhecimento de infratores através de câmeras de segurança”, afirma.
Durabilidade e economia
Buscando solucionar este problema, Wallace vê nas lâmpadas de LED uma alternativa durável, econômica e de baixo impacto no meio ambiente. “A substituição das lâmpadas convencionais pela iluminação LED é uma forte tendência em virtude das vantagens relacionadas à durabilidade e consumo de energia. Além disso, este tipo de iluminação não emite radiação IV/UV, o que evita danos à pele, plantas e objetos como roupas, calçados e móveis”, destaca o vereador, citando também o exemplo de cidades que aderiram a esta tecnologia e foram bem sucedidas, como São José dos Campos (SP). “O município alterou toda a iluminação pública para LED, e o resultado foi uma economia de quase 45% no valor gasto”, completa.
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Vereadores de Erechim