O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para dez cursos de extensão, de curta duração, totalmente gratuitos, na área de Produção Alimentícia. As aulas são abertas a todos os interessados (não é necessário ser estudante do IFRS) e ocorrem em ambiente virtual. Não há encontros presenciais ou com hora marcada, ou seja, o estudante faz o curso quando tiver disponibilidade. Ao término, é concedido certificado para os aprovados.
Os interessados podem se inscrever até 30 de junho e já iniciar seu curso, que deve ser concluído até dia 31 de julho de 2021. Mais informações de como funcionam as aulas no site ead.ifrs.edu.br. As cargas horárias variam de 20 a 50 horas. É permitido realizar mais de um curso simultaneamente.
Conheça os cursos de Produção Alimentícia ofertados pelo IFRS
Alimentação Saudável e Sustentável na Escola
Alimentação Saudável; Desmistificando a Alimentação Saudável; Da Desnutrição à Obesidade; Alimentos Industrializados e Alimentos Naturais; Conquistas de uma Alimentação Saudável; Segurança Alimentar e Nutricional (SAN); Experiências de Sucesso na Gestão do PNAE.
Carga horária: 30 horas
Público-alvo: merendeiras, cozinheiras, auxiliares de cozinha e nutricionistas atuantes na escola
Análise Sensorial
Análise sensorial; Sentidos; Qualidade e métodos de avaliação sensorial; Condições para Análise Sensorial; Química e aromas.
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: estudantes da área de Enologia e interessados no assunto
Bebidas: conceitos e tipos
Conteúdo: Conhecendo o mundo das bebidas; Bebidas alcoólicas x bebidas não alcoólicas; Cafés e refrigerantes; Bebidas fermentadas I – cerveja; Bebidas fermentadas II – vinhos; Bebidas destiladas.
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: estudantes da área de alimentos
Boas Práticas de Manipulação de Alimentos no Setor de Serviços Durante a Pandemia de COVID-19
Conteúdo: Alimentos e COVID-19 – Introdução ao contexto; Serviços de alimentação; Boas Práticas e a COVID-19; Uso de EPIs – luvas e máscaras; Serviços de alimentação com atendimento direto ao cliente
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: estudantes e profissionais da área de Alimentos e Bebidas.
Confeitaria
Conteúdo: História da confeitaria; Equipamentos, utensílios e insumos para confeitaria; Merengues e massas merengadas; Cremes; Glacês, cobertura e acabamentos.
Carga-horária: 20 horas
Público-alvo: estudantes de gastronomia, alimentos
Gastronomia: eventos
Conteúdo: Gastronomia em Eventos; Montando Cardápios; Harmonização e Decoração; Planejamento.
Carga-horária: 25 horas
Público-alvo: estudantes de gastronomia, hospitalidade, turismo e lazer.
Gastronomia: história
Conteúdo: A história da gastronomia; Gastronomia no Brasil; Gastronomia Regional.
Carga-horária: 20 horas
Público-alvo: estudantes de gastronomia, hospitalidade, turismo e lazer
Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos
Conteúdo: O que é alimento seguro; Boas Práticas de Fabricação (BPF): fontes de contaminação, princípios e requisitos para implantação; Controle integrado de pragas e elaboração do manual de boas práticas de fabricação (BPF); O sistema APPCC na indústria de alimentos; Inspeção e vigilância sanitária e padrões de alimentos.
Carga-horária: 50 horas
Público-alvo: estudantes de gastronomia, hospitalidade, turismo e lazer
Legislação de Alimentos
Conteúdo: Legislação Brasileira de Alimentos; Registro e Inspeção; Legislação de Rótulos
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: estudantes e profissionais da área de alimentos
Panificação
Conteúdo: Trigo e farinha de trigo; Fermento e ingredientes na panificação; Etapas do processamento do pão; Equipamentos de panificação.
Carga-horária: 30 horas
Público-alvo: estudantes de gastronomia, hospitalidade, turismo e lazer
Existem outros cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) com inscrições abertas. As cargas-horárias vão de 4 a 90 horas. É permitido realizar mais de um curso simultaneamente.
Sobre as inscrições
As inscrições para os cursos EaD do IFRS são gratuitas e feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. Os interessados devem ficar atentos aos requisitos mínimos para se inscrever.
Sobre o certificado
O certificado é emitido digitalmente pelo próprio estudante quando aprovado no curso.
Saiba mais:
Todas as opções e mais informações estão disponíveis no Moodle
Ao todo são 150 cursos oferecidos na plataforma do IFRS, nas áreas de: Ambiente e Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Educação; Educação a Distância; Gestão e Negócios; Idiomas, Língua e Literatura; Informática; Pré-IFRS: Preparatório para as Provas de Ingresso no IFRS; Produção Alimentícia; Recursos Naturais; Turismo e Hospitalidade. Novos estudantes podem se inscrever nos cursos até 30 de junho de 2021. As inscrições e o ambiente dos cursos online estão em: moodle.ifrs.edu.br.
Você conhece o IFRS?
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece cursos gratuitos em 16 municípios do Rio Grande do Sul. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito.
As unidades do Instituto são: Campus Alvorada, Campus Bento Gonçalves, Campus Canoas, Campus Caxias do Sul, Campus Erechim, Campus Farroupilha, Campus Feliz, Campus Ibirubá, Campus Osório, Campus Porto Alegre, Campus Restinga (Porto Alegre), Campus Rio Grande, Campus Rolante, Campus Sertão, Campus Vacaria, Campus Veranópolis e Campus Viamão. A Reitoria está localizada no município de Bento Gonçalves.
No total, são cerca de 24 mil alunos e 200 opções de cursos. Mais informações no site: www.ifrs.edu.br.
Saiba também: Além do IFRS, no Rio Grande do Sul há outros dois Institutos Federais (IFs): o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) http://www.ifsul.edu.br/, com Reitoria em Pelotas; e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) https://www.iffarroupilha.edu.br/, com Reitoria em Santa Maria.
Em todo o país, são 38 IFs levando ensino público e gratuito a mais de 600 municípios (para conhecer a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, acesse o site do Conif: http://portal.conif.org.br/br/).