IFRS lança repositório gratuito de tecnologia assistiva para apoiar estudantes com deficiência

Para ampliar o acesso a conhecimentos, ferramentas, serviços, metodologias e estratégias que apoiem pessoas com deficiência a realizar atividades com mais autonomia, inclusão e qualidade de vida, foi criado o Repositório de Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional (Retace).

A plataforma gratuita é inédita no país e pode ser utilizada por estudantes, professores e pedagogos de escolas públicas e privadas, além de profissionais da saúde, como  terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e aqueles que atuam com pessoas com deficiência.

Como a plataforma funciona?

O repositório reúne mais de 80 recursos de Tecnologia Assistiva (TA) e oferece mecanismos de busca com filtros, espaço para avaliação dos materiais e uma área dedicada a cursos on-line, abertos e gratuitos. Também disponibiliza um formulário para que pessoas ou instituições de todo o país possam cadastrar novos recursos, que passam por uma curadoria do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA).

Entre os conteúdos disponíveis estão manuais, vídeos e orientações de uso, incluindo opções gratuitas, de baixo custo (como arquivos para impressão 3D e corte a laser) e recursos comerciais. O espaço também reúne links para cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e publicações acadêmicas, apoiando a formação de professores, técnicos e profissionais da saúde.

Acessibilidade e usabilidade

O Retace foi desenvolvido seguindo as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) e a norma ABNT NBR 17225, garantindo compatibilidade com leitores de tela, vídeos legendados e linguagem acessível. A proposta é que qualquer pessoa interessada pelo tema, incluindo pessoas com deficiência, possam acessar, navegar, compreender e  interagir e contribuir com o ambiente.

O Retace foi idealizado no âmbito do projeto do Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CRTA), desenvolvido pelo CTA do IFRS em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) entre 2018 e 2021. Após a conclusão do projeto, a equipe do CTA deu continuidade ao trabalho, cuidando do design, implementação e finalização do repositório em agosto de 2025.

Sobre o CTA

O CTA do IFRS atua para promover a acessibilidade em diferentes dimensões — arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal. Além do trabalho dentro da instituição, o Centro também desenvolve projetos, convênios e parcerias com a comunidade externa.

O Retace já está disponível on-line e pode ser acessado gratuitamente por profissionais da educação, saúde e pela sociedade em geral.

Por Comunicação IFRS