O município de Erechim vai realizar a 1ª Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), o maior evento artístico-cultural amador da América Latina, nos dias 3 e 4 de agosto de 2024, no Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin. O prefeito de Erechim, Paulo Polis, acompanhou a apresentação do evento, na sede da 19ª Região Tradicionalista (RT), na noite desta quarta-feira (3).
Estavam presentes, também, o presidente da Câmara de Vereadores, Jurandir Pezenatto; secretário de Educação, Fabrício Brustolin; assessora do Departamento de Cultura, Andressa Camilotto, representando a Secretaria de Cultura e Esporte; o coordenador regional da 19ª RT, Aldair Menosso, e o vice-coordenador, Ricardo Valmorbida, e presidente da Comissão Organizadora do evento, e a vice-presidente, Cláudia Manica de Quadros.
Grande evento
O presidente da Comissão Organizadora e vice-coordenador da 19ª RT, Ricardo Valmorbida, disse, inicialmente, que a 1ª Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) vai reunir representantes de 10 regiões tradicionalistas, a 7ª, 8ª, 11ª, 17a, 19a, 24ª, 25ª, 27a, 28ª e 29ª, abrangendo 150 cidades do Estado.
“Será um grande evento, novamente, com a presença de 40 entidades, 200 participantes individuais, um espetáculo de danças, chulas, declamação, expressões culturais típicas do Rio Grande do Sul, com uma estimativa de público superior a 5 mil pessoas”, observa ele.
Segundo o presidente da Comissão Organizadora, o evento vai movimentar a economia de Erechim e região e fortalecer o turismo regional. “Não temos mais vagas nos hotéis de Erechim nos dias do evento”, afirma.
Transmissão
O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal YouTube Eco da Tradição e pela 19ª Região Tradicionalista.
Etapa de Erechim
Conforme Cláudia Manica de Quadros, a etapa de Erechim, realizada em 2022, foi referência no Estado. “E a edição deste ano será ainda melhor, porque o local onde será realizado, no Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin, está localizado num local maravilhoso, com muito espaço, muito verde, grande estacionamento para ônibus e caminhões”, comenta.
Segundo Glaucia, parte do evento será realizado, também, no IFRS, ao lado do ginásio. Numa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, no local terá comércio de vestuário e acessórios tradicionalistas, produtos da agricultura familiar e Food trucks.
Todos trabalhando juntos
“Nunca podemos perder as nossas raízes, nossa cultura, nossa história, e eventos como o ENART só funcionam porque todos estão trabalhando juntos, é isso que faz com que as coisas aconteçam”, afirma o prefeito de Erechim, Paulo Polis.
O prefeito Polis afirma que o ENART será um grande evento e realizado no Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin. “Uma obra que estava parada há 25 anos e que, agora, será usada para cultura, educação, esportes, eventos como o ENART. Tudo isso só faz bem para as pessoas, temos que mostrar um outro caminho que não seja o da violência e da criminalidade, e pra isso a cultura, história e a tradição são muitos importantes”, observa o prefeito Polis.
“Esta cidade dá certo porque estamos todos juntos, remando na mesma braçada e na mesma direção. Nosso município é feito por muita gente e temos que reconhecer o trabalho de tantos que passaram por aqui e, ainda, continuam construindo a nossa cidade. Todas as veias levam pro coração e é assim que vamos levar nossa cidade. Obrigado a todos os parceiros do evento”, ressalta o prefeito Polis.
Por assessoria de comunicação