Pelo quarto ano consecutivo o Instituto Erechinense de Previdência (IEP), foi avaliado e classificado pelo Ministério da Previdência Social entre os melhores do País. Do total aproximado de 2.100 RPPS (regimes próprios de previdência social) brasileiros, apenas 55 foram classificados com Nota A no Índice de Situação Previdenciária (ISP) de 2024, ou seja, 2,5%. Já no Estado do Rio Grande do Sul, somente 1,2% dos RPPS gaúchos atingiram a Nota A.
O principal órgão regulador – Secretaria de Previdência Nacional, avalia os seguintes indicadores:
– Indicador de Regularidade;
– Indicador do envio de Informações;
– Indicador de Gestão;
– Indicador de Suficiência Financeira;
– Indicador de Acumulação de Recursos;
– Indicador de Cobertura Previdenciária;
– Indicador de Reforma do RPPS e vigência do RPC (regime de previdência complementar).
Além disso, a avaliação leva em consideração o cumprimento de todas as obrigações legais pelo Regime Próprio de Previdência e pelo seu ente patrocinador, no caso, o Município de Erechim.
O Índice de Situação Previdenciária busca promover a visibilidade da situação do sistema de previdência dos servidores públicos, fornecer critério objetivo de comparabilidade entre os RPPS, possibilitar o controle social e incentivar a melhoria da gestão previdenciária.
O diretor-presidente do IEP, Renato Toso, sustenta que manter o IEP pelo quarto ano consecutivo entre os melhores do País é um exercício bastante complexo. “Isso envolve muita energia da unidade gestora, conselheiros, comitê de investimentos e administração municipal, sendo que todos tem atuação determinante nesta conquista”, disse.
Mais informações e detalhes sobre o ISP estão disponíveis no site do Governo Federal.
Texto e foto Ascom