Hoje dia 11 de julho de 2024, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil celebra 110 anos de atuação e fundação em solo Marcelinense. Neste ano também é celebrado os 200 anos de presença Luterana no Brasil, quando no ano de 1824 desembarcaram os primeiros imigrantes evangélicos alemãs aqui no Brasil
Fica a gratidão e reconhecimento aos primeiros Imigrantes evangélicos alemães que aqui chegaram porque não mediram esforços para terem um espaço para viver a sua fé, e também a preocupação com o ensino escolar.
E mesmo sendo fundada no ano de 1914, os estatutos da comunidade só foram registrados no ano de 1917, até então as atividades religiosas eram realizadas em casas particulares, mas no ano de 1917, então foi construída a primeira moradia do Pastor com uma sala onde durante a semana era o ministradas aulas, e aos domingos eram realizados os cultos religiosos. Até então eram apenas 14 famílias membros.
No ano de 1938, já com 130 famílias membros, sentiu-se a necessidade da construção de uma Igreja maior, e foi então neste ano lançada a pedra fundamental da construção da nova igreja que foi inaugurada no ano de 1939, e continua sendo o templo atual da comunidade que neste ano com muito esforço, trabalho e dedicação está passando por um processo de revitalização e reforma.
Como ato de agradecimento a Deus e as pessoas colaboradoras por tamanho êxito alcançado em meio a tantas dificuldades, a Igreja recebeu o nome de “Igreja da Graça”.
Lembrando também da importância desta Comunidade na área da Educação, visto que no ano de 1930 conseguiu construir uma escola maior, com internato, e que levou o nome de Colégio Centenário, por onde muitos passaram muitos alunos que levam até hoje recordações e um carinho por aquele espaço de educação.
Ainda é de se considerar a valiosa contribuição da comunidade para a área do esporte, através do seu ginásio Edvin Kirst, que até hoje continua sediando importantes campeonatos.
A IECLB também desenvolve um importante papel na área social de Marcelino Ramos participando de todas as iniciativas propostas em prol do benefício comum.
Enfim, são tantas as contribuições, mas hoje só nos resta parabenizar todos que deixaram seu legado e aqueles que continuam mantendo vivos os sonhos dos primeiros fundadores!
Buscando celebrar esta importante data no próximo domingo dia 14 de julho será realizado um Culto Celebrativo a partir das 09:30, com a presença da Pastora Sinodal, e demais autoridades religiosas e civis, oportunidade em que toda a comunidade é convidada a participar.
Foto/texto: Neusa Butzlaff/Rádio Salette