O governo federal estabeleceu prazo até o final do ano para que os municípios concluam o recadastramento das pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O BPC é um auxílio assistencial no valor de um salário mínimo destinado ao idoso a partir de 65 anos e a pessoa com deficiência. Para receber é obrigatório que a família esteja inscrita no Cadastro Único.
A Secretaria Municipal de Cidadania, informa que os idosos que recebem esse auxílio tem até o dia 31 de dezembro de 2017 para se recadastrar, sob pena de terem seu nome excluído do Cadastro Único, perdendo assim, o benefício. Já as pessoas com deficiência e que recebem o auxílio, tem até o final de 2018 para se cadastrar.
Tem direito ao BPC idosos com mais de 65 anos, que não contribuíram com a Previdência Social e possuem uma renda per capita de 1/4 do salário mínimo. As pessoas que recebem o auxílio não têm direito ao 13º salário por não se tratar de lei trabalhista.
A responsável pelo Cadastro Único em Erechim, Franciele Fantinelli, informa que os endereços fornecidos foram todos visitados para o recadastro, no entanto, cerca de 80 famílias não foram encontradas, por não manterem atualizados os endereços junto a Secretaria Municipal de Cidadania.
Para realizar o cadastramento, a responsável pela família deverá comparecer no CRAS mais próximo ou no setor de Cadastro Único para realizar o cadastro, levando o CPF de todas as pessoas que moram na residência.
As informações sobre o Cadastro Único para beneficiários do BPC poderão ser obtidas através do número 0800 707 2003 ou na própria Secretaria Municipal de Cidadania 3522 9242, no setor de Cadastro Único.