Os membros da Comissão Interna de Digitalização e Desburocratização (CIDD Obras), da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social da Prefeitura de Erechim, e o diretor do Gabinete de Transformação Digital, se reuniram, na última quarta-feira (1o), para avaliar os avanços da Transformação Digital da secretaria, nos últimos três meses. A reunião teve como objetivo revisar os resultados obtidos, analisar os fluxos de trabalho implementados e identificar as dificuldades encontradas em determinados setores.
O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, afirma que, desde a constituição do Comitê, há cerca de três meses, houve um notável avanço. “Dos 72 processos existentes, 47 deles (65%) já são abertos através dos canais digitais, enquanto 25 (35%) ainda seguem em formato físico. Esse progresso evidencia a migração bem-sucedida para os meios digitais, mostrando uma adaptação significativa às novas ferramentas e metodologias propostas pelo comitê. Essa transição não apenas agiliza os processos, mas também proporciona maior eficiência e organização, reduzindo a burocracia e otimizando o tempo de execução das tarefas”, observa o secretário, Mario Rossi.
Conforme o secretário, Mario Rossi, a próxima semana promete trazer atualizações neste índice, pois estão previstos novos avanços. “A meta estabelecida para o ano é atingir a marca de 80% dos processos disponibilizados pela Secretaria de Obras de forma digital. Esta projeção ambiciosa reflete o compromisso do Comitê e dos servidores em promover uma transformação expressiva e acompanhar as tendências contemporâneas no setor, otimizando a eficiência e a qualidade dos serviços prestados”, ressalta ele.
De acordo com o prefeito de Erechim, Paulo Polis , a abordagem digital adotada pela Secretaria de Obras é uma demonstração clara do comprometimento com a inovação e modernização, refletindo o esforço conjunto dos membros da comissão em transformar os métodos de trabalho e melhorar a eficiência operacional, beneficiando não só os servidores, mas também os cidadãos atendidos pela secretaria.
“A Transformação Digital é mais uma iniciativa do governo para modernização, transparência da gestão pública, que está entregando serviços públicos mais ágeis e eficientes. A Transformação Digital é um marco da gestão pública municipal de Erechim”, ressalta o prefeito Polis.
As reuniões da Comissão Interna de Digitalização e Desburocratização ocorrem quinzenalmente, proporcionando um ambiente para análise contínua e alinhamento de estratégias, visando sempre o aprimoramento constante dos processos e a realização dos objetivos estabelecidos.
12 secretarias
A Transformação Digital abrange as 12 secretarias municipais e é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, com o trabalho integrado do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).
Por Ascom