Divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação, o Censo Escolar de 2022 mostra que a rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul ampliou em mais de 28 mil o número de alunos matriculados. Eram 749.341 estudantes em 2021, contingente que subiu para 749.421 no ano seguinte, o número chegou a 777.421.
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) atribuiu essa expansão a “uma série de intervenções com políticas educacionais de combate à evasão escolar e recuperação das aprendizagens”. Também ressalta que houve melhora significativa no fluxo escolar, com redução da chamada “distorção idade-série” – percentual de matriculados com idade ao menos dois anos maior que a esperada para aquela série.
Em 2021, a distorção era de 19,2% no Ensino Fundamental, proporção que foi reduzida para 12,7% em 2022. No Ensino Médio, essa taxa caiu de 29,6% para 26,7% no mesmo período. Conforme a secretária Raquel Teixeira, os resultados demonstram o esforço do governo em recuperar o aluno que, por algum motivo, se afastou do ambiente escolar durante a pandemia:
“Ainda enfrentamos muitos desafios na área educacional. Trazer de volta o aluno para a sala de aula, recuperar sua aprendizagem e dar encaminhamento à sua trajetória escolar são elementos importantíssimos. A redução na distorção idade-série é um bom resultado, pois diminui a evasão e permite que o estudante esteja em uma série/ano compatível com a sua idade”.
Ela acrescenta: “A pandemia de coronavírus fez com que a Seduc realizasse uma série de iniciativas para garantir a permanência dos estudantes em sala de aula, evitar a evasão escolar e recuperar as perdas de aprendizagem”, reitera a pasta. “O objetivo é qualificar a oferta de ensino público gaúcho de forma mais inclusiva e equitativa, além de capacitar os profissionais envolvidos”