Ibama volta a analisar os pedidos de autorização para controle de javalis

Agricultores e autoridades demonstravam muita preocupação com a proibição da caça desta espécie, que causa muito prejuízo por onde passa e prolifera-se rapidamente.

O Ibama retornou com o funcionamento do Sistema de Informação de Manejo de Fauna – Simaf desde a última  quarta-feira (27).

As autorizações ocorrem em atendimento ao Decreto 11.615/2023 e para  controle devem ser solicitadas via Simaf e somente serão válidas se durante as ações estiverem acompanhadas de declaração assinada (via GOV.BR ou com firma reconhecida em cartório) do(s) detentor(es) do direito de uso das propriedades, indicando a permissão de acesso com inserção dos nomes de todos os membros da equipe de controladores. Para maiores informações, o Ibama disponibiliza um e-mail de contato: simaf.sede@ibama.gov.br.

Este tema já é bastante conhecido dos leitores do Jornal Boa Vista e ouvintes da Rádio Cultura. Nesta semana mesmo, na última terça-feira (26), o programa Estúdio Boa Vista entrevistou o secretário da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, William Racoski, onde o mesmo demonstrava bastante preocupação, relatando o perigo iminente de uma infestação populacional de javalis e possível transmissibilidade de doenças para animais domésticos.

O Deputado Paparico Bacchi também é um defensor da caça ao animal invasor. Ele reivindicou de várias formas a retomada desta atividade de controle populacional desta espécie através da liberação da caça.

caçadestaqueIbamaJavali