Na tarde desta quinta-feira (26), a Rádio Cultura e Jornal Boa Vista abriram suas portas para receber os alunos e professores do Ensino Médio da Escola Estadual Sidney Guerra, em um evento marcado por aprendizado prático e imersão no mundo da comunicação. A Escola Sidney Guerra é pioneira em um projeto da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), oferecendo ensino médio em tempo integral e promovendo experiências educacionais inovadoras.
A supervisora do ensino médio de tempo integral, professora Cleci Luisa Lovera, destacou a importância do projeto, que proporciona aos alunos uma educação diferenciada e dinâmica. “Estamos fazendo um trabalho todo diferenciado, onde eles passam o dia todo na escola, com propostas dinâmicas, além da construção de todo o conhecimento via base de educação, que é própria para o Ensino Médio”, afirmou.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o estúdio de produção e locução, a redação do jornal e entender a trajetória dos veículos de comunicação. Participaram ativamente, fazendo perguntas e interagindo com os profissionais da rádio. Um dos alunos expressou a empolgação do grupo: “A nossa professora de português teve essa ideia e nós viemos aqui pra conhecer como é a tecnologia do dia-a-dia na rádio. Adoramos!”.
Para o professor de História e Geografia, Darlan da Rocha, a visita representou uma oportunidade valiosa para os estudantes. “É a oportunidade de dar continuidade aos nossos estudos, dentro e fora da sala de aula. Só assim os alunos têm contato com as tecnologias, inovações do mercado e toda a mágica que gira em torno da rádio dentro do Brasil e no mundo”.
A professora de Língua Portuguesa, Simone Dalposso, uma das idealizadoras do projeto, ressaltou o caráter prático da iniciativa. “Estamos vivendo na prática o que estudamos no projeto teórico”. A trilha desenvolvida por ela, intitulada “Luz, Câmera, Ação”, permitiu que os alunos organizassem e participassem ativamente das atividades, enriquecendo ainda mais a experiência educacional.
A visita à Rádio Cultura e Jornal Boa Vista não apenas enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre o funcionamento de uma rádio, mas também proporcionou uma valiosa lição sobre o poder da prática educacional, destacando o potencial transformador da educação em tempo integral.