Hospital Santa Terezinha promove encontro com estagiários do Curso de Enfermagem da URI 

As enfermeiras Juliane Bortolotto, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), e Sheila Fassina, do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica (NHVE) do Hospital Santa Terezinha de Erechim, protagonizaram uma roda de conversa com os acadêmicos do Estágio Supervisionado I, do Curso de Enfermagem da URI Erechim.

Juliane Bortolotto abordou temáticas transversais à CCIH, oportunizando uma reflexão sobre a atuação do enfermeiro no controle de infecções em ambiente hospitalar, como o cuidado com dispositivos invasivos, uso de antimicrobianos e sobre como as boas práticas de saúde refletem no atendimento de qualidade e segurança reduzindo até mesmo custos da internação.

Já Sheila Fassina destacou sobre a importância da realização das notificações de agravos atendidos no hospital, visto que esses dados possibilitam a análise de indicadores epidemiológicos essenciais para compreensão das condições que mais afetam a saúde da população. Tais indicadores se somam às notificações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Erechim e auxiliam no planejamento de ações para a promoção da saúde.

O encontro instigou os acadêmicos a refletir sobre duas importantes áreas de atuação do enfermeiro no âmbito hospitalar, que contribuem, sobretudo, para a qualidade do cuidado ofertado de forma abrangente. Além disso, ambas oferecem subsídios e indicadores para a gestão do cuidado e o planejamento dos recursos hospitalares.

Por URI Erechim