Juliane Bortolotto abordou temáticas transversais à CCIH, oportunizando uma reflexão sobre a atuação do enfermeiro no controle de infecções em ambiente hospitalar, como o cuidado com dispositivos invasivos, uso de antimicrobianos e sobre como as boas práticas de saúde refletem no atendimento de qualidade e segurança reduzindo até mesmo custos da internação.
Já Sheila Fassina destacou sobre a importância da realização das notificações de agravos atendidos no hospital, visto que esses dados possibilitam a análise de indicadores epidemiológicos essenciais para compreensão das condições que mais afetam a saúde da população. Tais indicadores se somam às notificações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Erechim e auxiliam no planejamento de ações para a promoção da saúde.
O encontro instigou os acadêmicos a refletir sobre duas importantes áreas de atuação do enfermeiro no âmbito hospitalar, que contribuem, sobretudo, para a qualidade do cuidado ofertado de forma abrangente. Além disso, ambas oferecem subsídios e indicadores para a gestão do cuidado e o planejamento dos recursos hospitalares.
Por URI Erechim