Na noite de sexta-feira (14), no Centro Cultural 25 de Julho, foi realizada a solenidade de entrega dos Certificados de Conclusão dos Programas de Residência Médica, momento que celebra a finalização do período de treinamento dos médicos residentes da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) em 2025.
Estiveram presentes o diretor Executivo da FHSTE, Rafael Ayub; o diretor Técnico, Celso Lago; a superintendente Assistencial, Maria Mustefaga; o diretor Clínico, Alisson Castanho; o secretário Municipal de Saúde, Vianei Mueller, representando o Executivo Municipal; o presidente da Câmara de Vereadores, Fifo Parenti; o delegado regional do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Marcelo Rodrigo da Luz; o coordenador do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI – Campus Erechim), Sérgio Bigolin; médicos supervisores e preceptores; equipes médicas das respectivas áreas; equipes técnicas e familiares.
Vale destacar que a residência médica é um programa do Ministério da Educação, em consonância com a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do próprio órgão ministerial. Além disso, o Programa de Residências Médicas da FHSTE tem habilitado sete residências nas mais diversas especialidades, sendo pediatria, ortopedia e traumatologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, clínica médica, medicina de família e comunidade e anestesiologia.
A residência médica da FHSTE é coordenada pela Comissão de Residência Médica (COREME) e conta com o apoio dos médicos preceptores e das equipes médicas, técnicas e de apoio da Instituição de Saúde.
O hospital de caráter local, regional, macrorregional e estadual vem se consolidando como um Hospital de Ensino (HE). Para a direção da Casa de saúde, as pastas saúde e educação caminham lado a lado e se complementam, dia a dia, conforme coloca o diretor Executivo, Rafael Ayub.
“As residências médicas são cenário de aprendizagem em serviço e de qualificação profissional, auxiliam nas ações e serviços da Casa de Saúde, bem como oferecem oportunidade para os médicos se fixarem na instituição e na região, aumentando a oferta de profissionais médicos especialistas”, pontua Rafael Ayub.
Na ocasião concluíram o processo de formação em serviços os médicos: Adriane da Rosa, Ana Cecília Lima Braga e Carolina Klaesener (Clínica Médica); Douglas Nunes da Rosa e Érica Laura Gonçalves Feitosa (Ginecologia e Obstetrícia); Fernando Francischetto Fanchetti (Ortopedia e Traumatologia); Gledson Souza Maia (Cirurgia Geral); Natália Starke Höfs (Pediatria); Rafael Pilonetto Ramiro (Anestesiologia) e Vitor Boniatti Neves (Clínica Médica).
Por Comunicação PME