Hospital Santa Terezinha de Erechim começa a aplicar vacina contra bronquiolite grave em crianças

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) agora oferece uma vacina essencial para proteger crianças que estiveram internadas na UTI Neonatal contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma das principais causas de bronquiolite grave. A partir de terça-feira (25) o hospital passou a aplicar o Palivizumabe, um anticorpo monoclonal que ajuda a prevenir complicações graves causadas pelo VSR. Antes, essa vacina era aplicada somente em hospitais de Passo Fundo. Vale destacar que a medicação já é prescrita no momento do parto pelo pediatra assistente, se necessário e programada a aplicação que geralmente ocorre no primeiro ano de vida e no segundo ano de vida em aplicação unica.

Conforme explica a equipe da UTI Neonatal do Santa, enfermeira, Andreia Fabiani, pediatra, Silvia Hoffmann, enfermeira Simone Bernardi e fisioterapeuta, Iascara Kirst, o Palivizumabe é uma vacina usada especialmente para proteger crianças mais vulneráveis, como aquelas que tiveram um período de internação na UTI Neonatal, principalmente os prematuros ou aqueles com problemas respiratórios. O vírus sincicial respiratório (VSR) pode levar a uma infecção pulmonar séria, causando dificuldade para respirar, tosse, chiado no peito e, em casos mais graves, a internação em unidades de terapia intensiva.

O atendimento para a aplicação da vacina é voltado para crianças que têm um risco maior de desenvolver complicações devido ao VSR. A vacina é administrada uma vez por mês durante a temporada de circulação do vírus, que geralmente ocorre entre os meses de março e outubro. Com a introdução dessa medida, o Hospital Santa Terezinha reforça seu compromisso com a saúde e bem-estar das crianças da região, oferecendo mais uma opção de prevenção contra doenças respiratórias graves.

A vacinação é realizada de forma gratuita, com o objetivo de reduzir o impacto do VSR nas crianças que mais precisam de cuidados especiais. Para os pais e responsáveis, a orientação é procurar a unidade hospitalar para saber mais sobre os critérios de elegibilidade e agendar a aplicação.

Com a oferta dessa vacina, a FHSTE dá um passo importante para combater um dos vírus respiratórios mais perigosos para a saúde infantil, promovendo mais segurança para as famílias de Erechim e região.

Importância da Vacina

A aplicação de Palivizumabe não substitui outras medidas preventivas, como a higiene das mãos e a evitar a exposição das crianças a ambientes com aglomeração durante a alta circulação do VSR. Porém, ela é uma importante ferramenta para reduzir as hospitalizações e complicações graves causadas pela bronquiolite.

O VSR é altamente contagioso e pode causar sérias complicações respiratórias, principalmente em bebês e crianças pequenas, sendo uma das principais causas de internação em UTIs pediátricas durante o período de pico da doença. Com a vacina, as crianças que têm maior risco de complicações podem ser protegidas, oferecendo uma grande melhora na qualidade de vida e na saúde pública da região.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação

destaque