Um homem de 48 anos com hérnia de disco foi o primeiro paciente do Hospital de Caridade a realizar uma cirurgia endoscópica de coluna vertebral. O procedimento, que é minimamente invasivo e utiliza as mais modernas técnicas disponíveis, foi conduzido na manhã de segunda-feira, 5 de setembro, pelo cirurgião Rafael Barreto, referência no assunto, e que esteve em Erechim a convite de seu colega de profissão e ex-colega de Faculdade de Medicina na FURG, em Rio Grande/RS, Rodrigo Mocelin.
Segundo Barreto – que veio direto de Campinas/SP para realizar a operação – a metodologia utilizada representa uma evolução da cirurgia de coluna tradicional, causando menos dor, além de permitir que o paciente tenha alta num tempo mais curto, que pode ser inferior a 24 horas.
Além de Barreto, participaram do bem sucedido procedimento o médico cirurgião especialista em coluna Rodrigo Mocelin, o anestesita André Shu e a equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico do HC.
Saiba mais
A cirurgia endoscópica de coluna vertebral é indicada para o tratamento de hérnia de disco, estreitamento do canal por onde passam os nervos e também para cistos sinoviais.
Por Assessoria de Comunicação