No início desta semana, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim enfrentou desafios devido as chuvas torrenciais. As instalações hospitalares, que há tanto tempo têm sido um refúgio de cuidado e esperança, foram duramente atingidas por alagamentos. Os estragos foram particularmente na área administrativa e no bloco cirúrgico, onde as infiltrações geraram preocupações.
Na terça-feira, dia 5, após um esforço incansável, a equipe conseguiu regularizar em grande parte a situação, embora tenham persistido alguns danos.
Em entrevista à Rádio Cultura, o diretor do hospital, Jackson Arpini, compartilhou sua preocupação: “Como são equipamentos muito sensíveis, nós percebemos que não estavam respondendo adequadamente, os carrinhos de anestesia. Os anestesistas verificaram danos em dois equipamentos, não dando segurança para a realização de procedimentos cirúrgicos”.
Sendo assim, duas salas cirúrgicas tiveram que ser temporariamente interditadas para garantir a segurança dos profissionais de saúde e pacientes. No entanto, a casa de saúde não enfrentou essa adversidade sozinha. “De imediato, entramos em contato com nossos parceiros do Hospital de Caridade e a Unimed, que realizaram a cedência de tais equipamentos para regularizar a situação”, enfatizou Arpini, demonstrando a importância da cooperação e da solidariedade em momentos difíceis.
Os procedimentos médicos que precisaram ser cancelados, estão sendo reagendados gradualmente.