Hospinorte promove treinamento sobre faturamento de convênios e auditoria de contas hospitalares

 

O departamento de faturamento hospitalar é um dos setores administrativos mais importantes dentro de uma organização de saúde, sendo de vital importância para que as organizações possam garantir uma gestão estratégica e o bom desempenho do ciclo de receita e equilíbrio financeiro. Por esse motivo e atendendo a uma demanda de seus associados, a Hospinorte (Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do RS) promoveu, na tarde da segunda-feira, 24 de junho, mais um treinamento, desta vez sobre faturamento de convênios e auditoria de contas hospitalares.

Ministraram a capacitação a equipe de Faturamento e Auditoria de Contas Hospitalares do Hospital de Caridade de Erechim, integrado pela Analista de Faturamento Maiara Martins, Faturista Tatiele Poloni e pelas Auditoras de Contas Vera Lúcia Michelin e Tamires Giasson. O encontro foi realizado no Auditório do Centro Clínico HC, tendo como público alvo os profissionais que atuam nas áreas de faturamento e auditoria dos hospitais associados à Hospinorte.

Durante o evento, as palestrantes abordaram a gestão do ciclo de receita, desde o cadastro do paciente até os processos de formação e remessa de contas médicas, padronização de lançamentos e controle das contas, etapas de conferência da conta, desde a autorização, gastos do Centro Cirúrgico (se houver), exames, prescrições, evoluções médica/enfermagem, analise de gastos no sistema até a transmissão e nota fiscal, auditoria e recurso de glosas. Segundo elas, as glosas são as recusas de pagamentos de contas pelas operadoras de plano de saúde que podem acontecer por diversos motivos, como a divergência de informações nos relatórios de prestação de serviço, cobrança de procedimentos não previstos em contrato ou mesmo um erro de digitação.

Ao finalizarem, discorreram sobre a evolução da auditoria, explicando que atualmente esse processo é indispensável para hospitais e operadoras de planos de saúde a fim de manter o controle de seus custos e proporcionar qualidade na assistência aos beneficiários.