Homenagens e emoção marcam formatura do Ensino Médio do Colégio Franciscanos São José

 

No ginásio do Colégio Franciscano São José realizou-se, na noite da última sexta-feira, 10, a cerimônia de formatura do Ensino Médio. Participaram, além dos estudantes, familiares, direção da escola, professores e funcionários. O evento ocorreu respeitando as medidas sanitárias vigentes.

A solenidade teve diversos momentos de homenagem que marcaram o encerramento de um ciclo e o começo de um novo estágio na vida de 68 estudantes. A despedia do Colégio onde muitos estudaram desde a Educação Infantil, foi marcada por lembranças e passagens que tocaram o coração de todos.

A mesa de trabalho foi composta pela diretora do Colégio Franciscano São José, Irmã Silvana Arboit; a Coordenadora do Ensino Médio, Cleci Luisa Lovera; a paraninfa da Turma 231, professora Bruna Girardello, e a paraninfa da Turma 232, professora Fernanda Teresa Moro. Ocupando o espaço de honra, estiveram a representante da mantenedora Irmã Marta Vigne, a vice-diretora, professora Ana Maria Smozinski, o diretor  administrativo, Leocir Oldra, professores e funcionários.

Após a colação de grau, os representantes dos estudantes de cada turma fizeram uso da palavra, lembrando e agradecendo a trajetória durante estes anos. Em todas as manifestações ao longo da solenidade foram destacados a excelência no aprendizado e a formação centrada em princípios e valores. Também fez seu agradecimento à Instituição,  a Srª  Magda Vendrusculo Zago, representante dos pais dos formandos.

As paraninfas das respectivas turmas fizeram seu pronunciamento, Bruna Girardello, da Turma 231, destacou que a natureza é composta por vários ciclos, e nossa vida não pode fugir desse padrão; encerramos etapas e iniciamos novos desafios. “Desafiem-se, permitam se testar, insistam em seus ideais, busquem aquilo que acreditam, sejam criativos e transformem o mundo”.

Fernanda Moro, paraninfa da Turma 232 aconselhou os formandos a nunca deixarem de sonhar. “Sem sonhos a vida não tem brilho, sem metas os sonhos não têm alicerces, sem prioridades os sonhos não se tornam reais”.

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio salientou que os anos passados não foram apenas de formação, mas também de transformação. “Sucesso e vitória ultrapassam a entrada nas melhores universidades e nas mais altas conquistas profissionais. Sucesso e vitória estão, em essência, nos laços que criamos com quem amamos, no bem que fazemos e nas bonitas marcas que deixamos no caminho das pessoas que passam por nossas vidas”.

Irmã Silvana Arboit, diretora do Colégio Franciscano São José, desejou que os formandos  aproveitem ao máximo as oportunidades que a vida lhes oferece. “Faço minhas as palavras do Papa Francisco: Jovens, não desistam do melhor de sua juventude. Não observem a vida a partir de uma varanda. Não confundam a felicidade com o sofá. Nem vivam toda sua vida na frente de um visor de uma tela. Não sejam carros estacionados, e sim deixem brotar sonhos e tomem decisões. Arrisquem, mesmo que se equivoquem. Não olhem o mundo como se fossem turistas, mas vivam, sejam protagonistas, opinem, liderem, gerenciem, sejam pessoas de bem.”

Parabenizamos os estudantes pela conclusão dessa importante etapa e desejamos  êxito nos novos caminhos a serem trilhados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

destaque