Visitar a Usina Hidrelétrica Passo Fundo, localizada no rio de mesmo nome, no município de Entre Rios do Sul (RS), já é uma ação consolidada e difundida entre o público escolar na região. Além de ser uma atividade que agrega educação ambiental às crianças, a visita também pode ser uma ótima opção de lazer, levando conhecimentos para diferentes públicos, como jovens, adultos e idosos.
É possível conhecer as instalações da usina, aprender como é realizada a geração de eletricidade em uma hidrelétrica, entender a importância dos ativos para a região, além de conhecer os projetos socioambientais desenvolvidos localmente. As visitações são gratuitas e abertas ao público mediante agendamento prévio, podendo ser realizadas em grupo ou individualmente.
O Programa de Visitas da ENGIE foi criado em 2008, com o objetivo de manter o engajamento e a transparência com as comunidades. Desde então, já foram registradas mais de um milhão de visitas às usinas da Companhia, em diferentes regiões do país. Com a necessidade de oferecer uma experiência única aos visitantes, em 2021, os Programas de Visitas e de Educação Ambiental foram reestruturados e passaram a ser chamados de Conexão.
As atividades educativas estão alinhadas às orientações da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM) e da Política Nacional de Ed. Ambiental – lei 9795/99. Além da total conformidade aos requisitos legais, o Programa preza pelo diálogo, ancorado na troca de conhecimento e experiências, de modo a oferecer à comunidade informações relevantes não apenas sobre ações ambientais empreendidas pela ENGIE, mas também sobre outras temáticas essenciais à sustentabilidade.
Para agendar a visita é preciso entrar em contato com as usinas, pelo (54) 999215947 e falar com Beatris Binotto.
Saiba mais sobre a Usina Hidrelétrica Passo Fundo
A Usina Hidrelétrica Passo Fundo é operada pela ENGIE Brasil Energia, líder em energia renovável no Brasil. Com uma potência instalada de 226MW, a hidrelétrica é capaz de abastecer, em média, 600 mil habitantes. Essa energia é inserida no sistema nacional e pode ser usada por consumidores de outras regiões do país. Com transparência e respeito às pessoas, a Companhia busca se conectar com as comunidades onde atua priorizando o diálogo constante com as comunidades e ações socioambientais que atendam às necessidades locais.
A Usina também é responsável pela construção do Centro de Cultura Entre Rios do Sul, localizado vizinho à hidrelétrica. Com mais de R$ 3 milhões em investimentos desde a sua fundação, há 11 anos, o Centro de Cultura oferece atividades artísticas culturais gratuitas nas áreas de música, artes cênicas, artes marciais, arte popular e afro-brasileira. As oficinas são ofertadas através da Lei da Cultura e do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e contam com a parceria da Secretária da Educação e da Assistência Social do município. Desde a sua inauguração, aproximadamente 4 mil alunos frequentaram o espaço, entre crianças, jovens e adultos.
Por assessoria de comunicação