O pássaro encantado
A ação dá continuidade ao programa ‘Novembro Roxo’, desenvolvido na instituição desde 2016. Entre as atividades previstas estão a camiseta Novembro Roxo (a ser utilizada pela equipe da UTI Neonatal naquela semana); colocação de banner e painel de divulgação no ambiente interno; e iluminação externa do HC, nas cores da campanha.
A peça teatral VOA, baseada na obra de Rubens Alves (‘O pássaro encantado’), no Centro Cultural 25 de Julho, no dia 18, também engrandecerá a Semana. Destinada aos pais de crianças prematuras nascidas no HC, a entrada será a doação de leite por parte dos inscritos, sendo que a quantidade arrecadada terá como destino o Programa Mesa Brasil. O espetáculo será trazido pelo SESC, parceiro nas atividades do Novembro Roxo HC – e constituirá numa única apresentação.
Além disso, os colaboradores do HC foram convidados a juntar tampinhas plásticas e deixar em local destinado (lanchonete HC). No dia 20 de novembro, o material será recolhido e encaminhado à ONG Prematuridade.com. Liderada pela Frente Parlamentar da Prematuridade, lançada em Porto Alegre, sede da ONG, a campanha “Tampinhas pela Prematuridade” visa, por meio de verbas arrecadadas com a venda das tampas, auxiliar famílias de bebês prematuros carentes.
Palestra e confraternização
A programação da IV Semana de Sensibilização ao Dia Mundial da Prematuridade do HC também será marcada por palestra alusiva ao tema, no dia 20, no auditório do Centro Clínico – abordando a relação prematuridade e TEA (Transtorno do Espectro Autista) – bem como o IV Encontro de Confraternização entre Mães de Prematuros, no dia 22, no ginásio do SESC a fim de receber o número adequado/esperado de pais e crianças. Os contatos para a participação nos respectivos eventos alusivos à Semana serão realizados via Whatsapp (no grupo de pais criado pela equipe da UTI Neonatal).