No dia 21 de agosto, quarta-feira, integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Planejamendo Urbano do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (Coder) realizaram uma a Missão Técnica à cidade de Chapecó/SC em busca de informações sobre Inovação em Gestão de Resíduos. Liderado pela presidente do Coder, Arlei Lúcia Balestrin Cavaletti, o grupo contou com a participação de Rosane Zanardo, vice-presidente do Coder e representante do SEAE; Izabel Ribeiro, Secretária Municipal de Administração de Erechim; Cristiano Moreira, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Erechim; Jonathan Medeiros, da Secretaria Municipal de Gestão e Governança; Maicon Pasqualon, coordenador de saneamento da Secretaria de Gestão e Governança de Erechim; Roberta Grendene, representando a URI Erechim; Amanda Dal Belo, engenheira química da empresa Cavaletti SA; Silvana Nadaletti, secretária do Coder; e Luís Carlos Chaves, assessor de comunicação do Coder e da CDL Erechim.
O dia iniciou com reunião na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos e Zeladoria, onde o grupo foi recebido pelo secretário municipal da pasta, Anacleto Meneghini, e pela Gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria, Graciela Novakowski Heckler. Eles falaram sobre o conjunto de ações desta Gestão Integrada de Resíduos Sólidos desenvolvida no município catarinense.
Segundo o secretário Meneghini “a região central é atendida pela coleta automatizada, tem mais de mil contêineres em oito bairros onde basta o morador separar os resíduos orgânicos dos recicláveis e descartar. Os demais bairros da cidade a coleta ainda é a convencional. O maior trabalho segue sendo na conscientização da população para o descarte correto. O descarte correto começa na hora de separar os resíduos, nas residências. O que é reciclável vai para as associações legalmente formadas no município e que geram renda para mais de 300 famílias”, destacou. A gerente Graciela informou que todo o trabalho do programa ‘Chapecó: cidade limpa, cidade sustentável’ foi desenvolvido pelo município pensando nesses três setores que são o tripé da sustentabilidade: social, ambiental e econômico. Ela falou sobre a grande novidade que são as lixeiras subterrâneas que estão sendo implementadas no município. “É um sistema moderno, com sensores de monitoramento do volume descartado, além de câmeras para inibir atos de vandalismo. O novo sistema tem maior capacidade que os contêiners superficiais além de liberarem as vagas de estacionamento de onde são retirados os recipientes antigos. A estrutura é de aço e polietileno, com recipientes com sensor de volume e temperatura, de fácil instalação e podendo ser removida e colocada em outro local”, finalizou Graciela. A cidade também possui atualmente três EcoPontos para a coleta de objetos e materiais que não devem ser descartados no lixo comum, devido ao seu grande volume. O “Projeto Bota Fora” colabora com o descarte de volumosos, onde um carro de som passa na quinta-feira nos bairros e um caminhão vai no sábado para recolher.
Na sequência o grupo foi a campo conhecer de perto o sistema de lixeiras subterrâneas. Acompanhados pelo diretor comercial da 3D Industrial, Elvis Teixeira, primeiro estiveram no centro da cidade vendo e manuseando o sistema. Após, foram até a empresa, onde conheceram todo o processo de industrialização deste sistema. Finalizando o dia de visitas, o grupo de trabalho se deslocou até o Pollen – Parque Científico e Tecnológico, onde foi apresentada uma palestra sobre a transformação do município com sustentabilidade.
Para a presidente do Coder, Arlei Cavaletti, “a missão foi muito produtiva já que conhecemos de perto projetos que estão em andamento na gestão de resíduos em Chapecó. É um processo que envolve a parceria entre o governo, os empresários e a população. As ideias inovadoras são sempre bem-vindas”, finalizou Arlei.
Por Assessoria de Comunicação