O Grupo Jupem, Juventude Polonesa de Erechim, celebra mais uma ação cultural desenvolvida e aprovada com sucesso.
A tão esperada notícia chegou a poucos dias, diretamente da Polônia, e foi comemorada pela direção e integrantes do grupo, que trabalharam incansavelmente para a realização de mais um sonho.
Ainda em 2020, o grupo elaborou e enviou o projeto cultural, que tem como objetivo a captação de recursos para aquisição de trajes folclóricos, usados nos diversos espetáculos e apresentações do Jupem.
Após realizar o processos de inscrição e seleção, o grupo recebeu a aprovação de financiamento para a execução do projeto, através da chancelaria do Primeiro-Ministro Polonês, órgão governamental responsável pela manutenção e gestão dos subsídios.
O programa de apoio no qual o projeto foi aprovado é intitulado de “Szańce kultury – Muralhas da cultura”, e busca romper as barreiras geográficas e culturais entre a Polônia e América do Sul, alcançando toda a comunidade polonesa que vive fora do país.
Desenvolvido pela Stowarzyszenie Wspólnota Polska (Associação da Comunidade Polonesa), o programa tem relevante importância para os grupos folclóricos e entidades, na manutenção de suas respectivas atividades, uma vez que possibilita o requerimento e aplicação de recursos em diferentes frentes de atuação, como na aquisição de indumentárias, reformas estruturais nas sedes das entidades e financiamento para outras ações culturais.
Em toda a América Latina, foram selecionados onze projetos oriundos de diferentes grupos e entidades do Brasil e Argentina, entre os quais a Juventude Polonesa de Erechim.
“O Jupem recebe com muita alegria essa maravilhosa notícia da aprovação do projeto na Polônia. Através de muito trabalho e dedicação estamos realizando mais um sonho do Grupo, que era a compra dos lindíssimos trajes de Nowy Sacz, que com certeza irão embelezar ainda mais nossos espetáculos e nosso guarda-roupa”, ressalta a presidente do Jupem, Mônica Luísa Kieling.
Esta importante conquista trouxe nova expectativa aos integrantes do grupo, que já esperam pela chegada dos trajes e por sua estreia nos palcos.
O grupo retomou recentemente os ensaios, seguindo todos os protocolos em saúde. A notícia é uma nova alegria e esperança aos dançarinos, que aguardam ansiosamente voltar aos palcos o mais breve possível, para levar ao público a beleza e alegria da cultura polonesa, e receber os merecidos aplausos novamente.
Por Assessoria de Comunicação