Para assistir ao show do Grupo do Bola, que acontece no palco dos grandes shows da Frinape 2018, no dia 16 de novembro, às 22h, você pode contribuir com o valor que quiser, a partir de R$ 1,00. Dessa forma, estará colaborando com uma ação beneficente.
Tira o Pé do Chão, CD/DVD de estreia do Grupo do Bola, deixa claro, desde o título, que é impossível ficar parado diante da mistura de ritmos e energia que eles apresentam. O grupo surgiu em 2007, em Gravataí, Rio Grande do Sul, e sua trajetória lembra a de muitos outros grupos e bandas: uma turma de colegas de escola que se reunia nos intervalos batucando em baldes e cadernos as canções de seus ídolos e sonhavam em tocar nos grandes palcos. Das reuniões nos intervalos das aulas, o grupo passou a animar os churrascos de familiares e amigos.
Para comprar seus primeiros instrumentos decidiram fazer uma rifa e o apoio de familiares e amigos foi imprescindível. As reuniões foram ficando mais constantes e, em pouco tempo, começaram a animar festas particulares e receber convites para tocar em bares e casas noturnas.
A energia dos shows e o carisma dos integrantes chamaram a atenção da produção do Superstar, da Rede Globo, que os convidou para participar do programa. E desde sua primeira apresentação Saimon (vocal), Dione (percussão geral), Robson (cavaco), Igor (percussão geral), Matheus (pandeiro e vocais) conquistaram o público de todo o país com um samba que traz influências de vários outros gêneros musicais.
O CD/DVD, que acaba de chegar às lojas, foi gravado na Praia de Tramandaí, no litoral gaúcho, e reuniu 80 mil pessoas. Para a produção o grupo escalou Pezinho, produtor consagrado no meio do samba e que já assinou trabalhos de nomes como Exaltasamba, Thiaguinho, Turma do Pagode, entre outros. Todo o processo de produção, desde a seleção do repertório até a escolha do local da gravação, aconteceu em meio a uma extensa agenda de shows.
A falta de tempo para ensaios deu ao Grupo do Bola a oportunidade de experimentar arranjos e sonoridades nos palcos e a receptividade do público mostrou que estavam no caminho certo. Os arranjos são assinados por Pezinho e Saimon e o repertório, que mistura regravações e canções inéditas, foi selecionado em duas reuniões. Algumas canções inéditas são assinadas pelo vocalista Saimon, que une sua paixão pelo samba de raiz, pagode dos anos 90 e Black Music em suas composições.