Grupo de estudos é formado para tratar do transporte coletivo em Erechim

Na semana passada, questionei, tanto neste espaço quanto em meus comentários na Rádio Cultura, a possibilidade de um novo edital para a concessão do transporte coletivo urbano em Erechim. Um membro do governo indicou que, após as licitações de saneamento e do lixo, o transporte coletivo seria o próximo tema a ser abordado. Em entrevista durante o tradicional café com o prefeito na Rádio Cultura, Paulo Polis declarou:

“Não existe nenhuma possibilidade neste momento de fazer uma nova licitação, pois a empresa possui um contrato firmado ainda na gestão do ex-prefeito Schmidt, elaborado em conformidade com a legislação. Foi incluída uma cláusula prevendo reavaliação a cada oito anos. No entanto, após a pandemia, o número de passageiros caiu pela metade e houve um aumento no número de pessoas que não pagam ou pagam meia passagem, o que torna necessária a atualização deste modelo. Diante disso, já formamos um grupo interno e um externo, envolvendo a Câmara de Vereadores e a empresa, para encontrar uma alternativa que evite a necessidade de aportes financeiros por parte do município”, explicou o prefeito.

Resta saber se, nos primeiros seis meses desta legislatura, houve alguma movimentação nesse sentido e se, em conjunto com a comissão de estudos, foram realizadas viagens com os ônibus para dimensionar o problema, ou se os vereadores observaram a situação em pontos de ônibus em dias de chuva ou frio para se deslocarem pela cidade. Espera-se que os estudos apresentem uma alternativa mais eficaz para o serviço.

Por: Egídio Lazzarotto

destaque