Na tarde desta segunda-feira (10), realizou-se reunião do Grupo de Educação Fiscal de Erechim, com a presença da secretária de Educação, Verenice Lipsch, e do secretário adjunto da Fazenda, Carlos Lemos. O encontro teve como principal objetivo o alinhamento das ações futuras da equipe, com destaque para a organização do II Seminário Regional de Educação Fiscal, agendado para o dia 25 de julho, no Centro Cultural 25 de Julho de Erechim.
Durante a reunião, também foram discutidos os preparativos para o II Concurso de Educação Fiscal, voltado para Crianças/estudantes das 19 escolas do Sistema Municipal, com realização prevista para o segundo semestre de 2025. O concurso busca estimular a participação ativa das Crianças/Estudantes envolvendo a comunidade Escolar, no que diz respeito a função social dos tributos e a importância da cidadania fiscal.
Outro ponto da pauta foi o planejamento de estratégias para fortalecer ações que contribuam com a pontuação no Programa de Incentivo à Educação Fiscal (PIT), que reconhece iniciativas municipais voltadas à educação e à conscientização tributária.
A secretária de Educação, Verenice Lipsch, ressaltou a relevância do trabalho conjunto entre as secretarias: “A Educação Fiscal é um eixo fundamental para a formação cidadã das nossas Crianças/Estudantes. Essa parceria entre Educação e Fazenda é essencial para desenvolvermos ações que façam sentido na sala de aula e que, ao mesmo tempo, tragam resultados concretos para o município.”
Carlos Lemos, secretário adjunto da Fazenda destacou a importância de integrar ações pedagógicas com a gestão fiscal: “Trabalhar a Educação Fiscal com os jovens é investir no futuro do município. Quanto mais compreendemos o papel dos tributos e da responsabilidade cidadã, mais fortalecemos a administração pública e a participação social.”
O Grupo de Educação Fiscal seguirá com encontros periódicos para garantir a execução das ações previstas.
Por Comunicação PME