A chuva da última semana que aliviou o calor e minimizou a estiagem em Erechim e região, infelizmente veio precedida de queda de granizo em alguns pontos do município.
Lavouras de soja que já estavam sendo colhidas no distrito do Rio Toldo, Barragem da Corsan e Linha Poletto, foram atingidas e registaram grande prejuízo. Em algumas delas, passa de 20 sacas por hectare.
“Estávamos colhendo em média 64 sacas por hectare antes do granizo. Quando retornamos para a lavoura nos deparamos com uma grande quantidade de vagens abertas e grãos espalhados por toda a lavoura. A partir daí o rendimento caiu de forma absurda, chegando a apenas 40 sacas por hectare. Esta perda pode aumentar ainda mais, pois ainda temos soja para colher na mesma área atingida e, a tendência é que mais vagens se abram no decorrer dos dias.” Comentou um dos produtores para a reportagem da Rádio Cultura e Jornal Boa Vista.
A região atingida pelo granizo também foi uma das que mais sofreram com a estiagem, reduzindo significativamente o rendimento e a produtividade.