Governo faz rodada de diálogo com investidores japoneses e firma protocolo de intenções

O documento foi assinado pelo chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e pelo sócio da empresa Hiroshi Tomita.

O governo do Estado firmou protocolo de intenções, nesta quarta-feira (20/11), em Tóquio, com a empresa ERM Japan. O objetivo é a captação de recursos do governo japonês para a realização de estudos e formatação de um “master plan” para projetos de hidrogênio que utilizem o Porto de Rio Grande como ponto de exportação. O documento foi assinado pelo chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e pelo sócio da empresa Hiroshi Tomita, na presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e do presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, que terão papel fundamental nos próximos passos.

A assinatura ocorreu durante rodada de diálogo da comitiva oficial do Rio Grande do Sul com investidores japoneses que atuam nas áreas da energia, transporte marítimo, indústria e comércio. “O protocolo é importante para que a empresa consiga avançar em pleitos aqui no Japão, principalmente junto ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria, para que recursos japoneses possam ser aplicados no nosso Estado, visando a elaboração de um master plan estratégico para o hidrogênio verde. Este instrumento é para que a empresa possa articular e o Estado dar todo o apoio para que consigamos acessar recursos japoneses visando aplicação no nosso Estado”, afirmou o chefe da Casa Civil.

Além de Lemos, Polo e Prikladnicki, participaram das reuniões o procurador-geral do Estado, Eduardo Costa, o presidente da Porto RS, Cristiano Klinger, o presidente do Badesul, Claudio Gastal, o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, o secretário-adjunto de Comunicação, Maicon Bock, e Roberto Faria, sócio-fundador da Arpoador Energia.

Os representantes do governo do Estado na missão oficial apresentaram o potencial do Rio Grande do Sul para receber investimentos em energia renovável, especialmente o hidrogênio verde. Além da localização estratégica junto a outros países da região, foram destacados o diversificado parque industrial, a infraestrutura, a mão de obra qualificada e projetos de inovação, área em que o Rio Grande do Sul é líder no país.

Na quinta-feira (21/11), o governador Eduardo Leite terá reunião com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, onde irá destacar a cooperação firmada para projetos de hidrogênio no Rio Grande do Sul.

Por Redação Jornal Boa Vista
Com informações Secom

Japãomissão internacional