Governo autoriza investimento de R$ 1,3 bilhão em rodovias do Bloco 2, no Vale do Taquari e Região Norte

Liberação do recurso ocorrerá via Funrigs e beneficiará a infraestrutura das regiões mais afetadas pelas enchentes.

O governo do Estado autorizou o investimento de R$ 1,3 bilhão para qualificar as rodovias do Vale do Taquari e Região Norte, duas das regiões mais afetadas pelas enchentes. A liberação do recurso para as obras de duplicação de sete estradas, reconstrução e elevação de 16 pontes, melhorias nos pavimentos, entre outras medidas previstas na concessão do Bloco 2, ocorrerá via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). A informação foi publicada no Diário Oficial de terça-feira (19/11).

A expectativa do Executivo Estadual é lançar a consulta pública do Bloco 2, para receber sugestões e críticas da população, até o final deste ano. Depois da fase de escuta da sociedade, o edital deverá ser publicado com o cronograma das obras. Após isso, o Bloco 2 vai a leilão para definir quem será o parceiro privado que vai administrar as estradas. Essas etapas devem acontecer ao longo do próximo ano. O projeto está sendo elaborado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Essa medida é fundamental para garantir os investimentos em obras de fato resilientes, como a construção de pontes mais elevadas, nessas regiões tão afetadas pelas chuvas. Com o aporte do Estado, viabilizamos as intervenções necessárias e ainda reduzimos a cobrança para os condutores”, afirmou o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.

O Bloco 2, que é composto por trechos da ERS-128, ERS-129, ERS-130, RSC-453, ERS-135, ERS-324 e BR-470, contará com o sistema de pedágio de livre passagem, conhecido como free flow.

Com a realização da concessão, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deixa de operar nas rodovias que administra atualmente nas regiões.

 

Bloco 1

O governo do Estado, também em conjunto com o BNDES, vai implementar esse mesmo modelo de parceria para as estradas do Bloco 1, que estão localizadas na Região Metropolitana e no Litoral. Os estudos que vão definir o volume de investimentos públicos estão em fase final.

ERS 135investimentorodoviasrs