No início desta semana, em Ijuí, um homem procurou a polícia afirmando que foi vítima na venda de um caminhão por um grupo de Facebook, tendo perdido mais de R$119 mil.
Segundo o relato, um usuário entrou em contato com a vítima pelo messenger, afirmando que o seu patrão estava interessado no veículo. Os contatos seguiram por telefone.
O suposto comprador convenceu essa vítima a levar o caminhão até um posto de combustível para que seu sobrinho pudesse verificar o estado do veículo. No local combinado, dois indivíduos compareceram e inspecionaram o caminhão.
Após um deles confirmou o interesse na aquisição e enviou comprovantes falsos de pagamento para o WhatsApp dessa vítima, que fez a entrega do veículo juntamente com um documento de procuração aos golpistas.
A vítima, ao notar que os valores não haviam sido depositados em suas contas, entrou em contato com o indivíduo com quem havia encaminhado o negócio. Esse, por sua vez, orientou a vítima e seu marido comparecerem à Caixa Econômica Federal na cidade de Não-Me-Toque para encontrá-lo pessoalmente e realizar a transferência bancária.
O indivíduo não compareceu e, posteriormente, passou a exigir a quantia de R$ 5 mil para fornecer a localização do caminhão.
Desconfiada, a vítima decidiu acionar a Polícia e expressou seu desejo de representar criminalmente contra os golpistas.