A arrecadação de alimentos, que fez parte da gincana de integração com os calouros da URI Erechim, realizada na quinta-feira, 27, e sexta-feira, 28 de fevereiro, chegou a sete toneladas. Foram duas toneladas a mais do que foi arrecadado na integração realizada em fevereiro de 2019, fato que demonstrou a mobilização total dos novos acadêmicos da Universidade em prol das comunidades mais carentes de Erechim e região.
A gincana se transformou, assim como vem ocorrendo nos últimos anos, no grande evento de recepção aos novos alunos que ingressaram em 21 cursos. A iniciativa teve como vencedor o Curso de Odontologia. Em segundo lugar, ficou o Curso de Medicina e em terceiro lugar o Curso de Enfermagem.
Todo resultado foi destinado ao programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (SESC) de Erechim, que atende 42 entidades assistenciais de Erechim e da região Alto Uruguai. Os principais produtos arrecadados pelos calouros foram farinha de trigo, arroz, feijão e massas. Segundo o Mesa Brasil, os alimentos irão contribuir na regularização do estoque da entidade que distribui de 8 a 10 toneladas por mês de alimentos em vários municípios.
Além disso, os novos alunos da Universidade participaram de várias outras atividades de integração que foram coordenadas pelos acadêmicos de 2019 e por alguns diplomados que prestaram apoio ao programa desenvolvido no Salão de Eventos. A ação contou também com a eleição da Rainha dos Calouros, onde foi escolhida a nova aluna do Curso de Fisioterapia, Raylane Rodrigues.