A empresária do grupo os Monarcas e também diretora da Oigalê Produções e Representações Tatiane Santin esteve juntamente com Tainete Farina no programa Cultura News da Rádio Cultura FM para falar do lançamento do Livro “Monarcas: 50 Anos! Meio Século de Paixão pela Música Tradicionalista Gaúcha”, que será lançado nesta quarta-feira, 22, às 19h no CTG Sentinela da Querência, com entrada gratuita: Mas ingressos devem ser retirados pelo Sympla. O Link para garantir presença está na bio no instagram @produções.oigle. Será sem dúvidas um grande momento para celebrar o legado, a música e a trajetória de um grupo que marcou gerações e levou a cultura gaúcha aos quatro cantos.
Este livro é mais que uma obra; é a perpetuação do amor e da dedicação de Gildinho à nossa tradição. Seguiremos firmes, honrando sua memória e compartilhando com todos essa história tão especial.
A ideia do livro surgiu em 2022. Uma história rica com a contribuição de várias pessoas, artistas, músicos atuais, ex integrantes, são 486 páginas de história. Tatiane disse: “tudo bem que é uma história de 50 anos, então 2022 se parar para analisar, é tempo, mas eu costume dizer, que tudo aconteceu no tempo que ELE quis (se referindo a Gildinho), porque nesses últimos momentos em que ele estava internado em Porto Alegre, ele me disse: ô guriazinha, esse livro você lança em janeiro, que é o mês do meu aniversário. Eu estando ou não, você vai lançar o livro em janeiro, independente do que acontecer”, então a gente está mais do que nunca fazendo uma homenagem, concluiu Tatiane Santin.
Por sua vez Tainete Farina explicou que a tiragem inicial é de 1.000 Livros, confeccionados na empresa erechinense, VGraf Impressos e Embalagens, a distribuição será gratuita. Existe um plano de distribuição por se tratar de um projeto financiado pelo Ministério da Cultura com o apoio de empresas locais e serão distribuídos também para entidades culturais, bibliotecas, pessoas que fazem parte da questão cultural e que possam ter esse legado guardado para que todos tenham a oportunidade de ler e saber dessa rica história da nossa cultura. As pessoas que comparecerem no evento também receberão a obra, conforme a demanda existente.
Um dia marcante para Tatiane foi em 4 de outubro de 2024, quando “seu Gildinho folheou a prova do livro”. Olhou folha por folha. Tatiane e a Jornalista Maria Lucia Carraro Smaniotto, passaram uma tarde inteira na chácara do Gildinho e ele com “aquela coisa pesada, folheava e nos questionava: Mas você achou isso? Nessa foto não estou tão bonito, vamos trocar essa foto, dizia Gildinho, entre tantas outras perguntas sobre fatos e fotos que o livro contém. Ele também queria saber sobre os QR Code, que são os códigos de acessibilidade.
As pessoas poderão escanear o QR Code e ouvir a música e também um QR Code maior que dá acesso ao You Tube para que se possa, além de ler, também assistir os depoimentos das pessoas, tudo isso foi muito bem planejado e elaborado nesta obra que já dispõe de alta tecnologia também na questão acessibilidade.
Ao final de toda a conversa com Gildinho ele perguntou para Tatiane e Mária Lúcia: “Mas eu mereço tudo isto”. O bom de toda essa história é que o artista viu a obra, questionou e ficou muito feliz.
Por: Edson Machado