Também prestigiaram o ato a coordenadora da Regional Turística Termas e Lagos, Maria Vanda Groch, o presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial (Accias), João Oleksinki de Andrade, o presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Sidnei Beledeli, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Dirce Maria de Oliveira, a supervisora da microrregional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese, o supervisor do Senar da região de Passo Fundo, Gelso Dall Bello, entre muitas outras lideranças municipais e regionais.
Nos pronunciamentos as autoridades e lideranças destacaram a importância do turismo rural, do trabalho do núcleo, da qualificação e da união dos envolvidos para consolidação do roteiro. O prefeito agradeceu a presença de todos. “Estou feliz por estar diante de pessoas que se desafiaram e se desacomodaram para concretizar este roteiro”, salientou Soligo.
O gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Marcos Gobbo, parabenizou o grupo e chamou atenção para relevância do trabalho no sucesso do roteiro e disse que “a Emater é sempre parceira”.
Finalidades
O roteiro foi criado com o objetivo de valorizar o patrimônio cultural, histórico e natural do município, vinculando para o turismo os espaços já existentes nas propriedades rurais ao mesmo tempo que proporciona lazer e cultura para a população de Getúlio Vargas e região do Alto Uruguai. Também tem a finalidade de promover e fomentar o turismo rural, cultural e de lazer no município, divulgar o nome da cidade para outros regiões e Estados, e preservar as belezas naturais do meio rural do município. Visa ainda aliar o turismo e a prática pedagógica, através do turismo pedagógico, incentivar as agroindústrias do município a expandir a produção e trazer às famílias rurais que fazem ou ainda vão se integrar ao projeto a possibilidade de transformar o turismo rural como mais uma alternativa de renda.
Atrativos
O Roteiro Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição é integrado por diversos empreendimentos e atrativos, entre eles, a Igreja Matriz Imaculada Conceição, Cooperativa dos Produtores de Erva Mate de Getúlio Vargas (Copermate), Agroindústria Lucy (oficina de bolachas, degustação, produtos coloniais), Recanto do Campeiro (comida típica, música tradicionalista, passeios a cavalo, museu de objetos antigos, entre outros), Casa do Mel, Recanto do Rio Formiga (mata nativa, degustação de produtos à base de peixes, jogos, entre outras opções) e Casa Nostra (espiritualidade, plantas medicinais, chá da tarde e jantares temáticos).
O ato também marcou o encerramento do Módulo de Consolidação do Programa de Turismo Rural do Senar, realizado com o Núcleo de Agroturismo.
A solenidade encerrou com o descerramento do banner oficial do roteiro e com degustação dos produtos oferecidos no roteiro.
As visitas ao Roteiro Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição ocorrem através de agendamento de grupos, pelo fone (54) 3341-1600, com Andreza Soccol.
Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar