Gestores públicos e especialistas participam de reunião técnica sobre o Castelinho

 

Na tarde desta sexta-feira (7), no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini; o secretário de Cultura e Esporte, Marcelo Miorelli dos Santos, juntamente com técnicos e especialistas das duas secretarias, além da Secretaria de Planejamento, estiveram reunidos para encontro de trabalho objetivando a análise e revisão do projeto da obra de restauro do Castelinho.

 

Orçado entre R$ 8 a R$ 10 milhões – estando inclusos o restauro interno e externo, mobiliário, parte tecnológica, elétrica e hidráulica – o projeto que contempla a obra de restauro do Castelinho demanda aporte de recursos externos. Além disso, após esse estudo de revisão das ações planejadas, é necessário o envio para licitação e a captação de recursos para investimento no local.

Vale ressaltar que, conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), o Castelinho tem 33 anos de tombamento como Patrimônio Histórico do Estado do Rio Grande do Sul e as intervenções no local precisam de planejamento, adequações técnicas e avaliações históricas. Lembrando que o Castelinho é tombado pelo Estado, sendo um exemplar em madeira, com uma arquitetura cheia de detalhes.

 

Importante destacar que desde 2021, a obra de restauro do Castelinho passou por diversos editais para captação de recursos e, infelizmente não houve a contemplação, sendo imprescindível aporte de recursos externos para a continuidade das etapas administrativas até a execução da obra.

 

Por assessoria de comunicação

destaque