Na tarde deste domingo (25) data em que se celebra o Natal, um gesto de uma família marcou uma captação de órgãos na Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE). Um paciente teve morte encefálica diagnosticada no sábado (24) e a família autorizou a doação de órgãos.
Aos profissionais do Santa Terezinha, a família comentou que não haviam conversado sobre doação de órgãos em casa, porém que o paciente gostava de ajudar as pessoas, então optaram pela doação. Nesse momento tão difícil em uma data simbólica fica o exemplo dessa família que mostrou generosidade e amor ao próximo.
O procedimento foi realizado pelo médico Rodrigo Mariano e pelo enfermeiro Maximiliano Lessa Camargo da Central de Transplantes do Estado, com apoio da equipe de médicos e enfermeiros do Santa. Os rins foram encaminhados para Porto Alegre e após mais testes de compatibilidade serão direcionados para o transplante, que beneficiará duas pessoas.
A equipe da Comissão Intrahospitalar de Doação de Orgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Santa Terezinha (CIHDOTT) agradece a família e a todos os funcionários que se envolveram no processo.
O procedimento iniciou às 14h35 e terminou às 16h.
Por Assessoria de Comunicação