Na noite desta quarta-feira (12), o Ypiranga foi ao sul do estado, para enfrentar o Brasil no Estádio Bento Freitas em Pelotas e em mais uma grande atuação, venceu a equipe da casa com mais dois gols do centroavante Galego.
Mal o jogo havia começado e, após a defesa Canarinho afastar uma bola da intermediaria, o zagueiro do Brasil errou o tempo de bola e presenteou o artilheiro do Gauchão, que com o mesmo oportunismo já demonstrado em outras oportunidades, dominou e fuzilou a meta rubro-negra para abrir o placar. Os donos da casa até tentaram ir ao ataque, mas em nenhum momento o goleiro Edson foi ameaçado. Já o Ypiranga mostrou seguir uma evolução com boa troca de passes e um futebol envolvente, chegando perto de ampliar o marcador em pelo menos outras duas oportunidades.
Na segunda etapa, as ações seguiam sendo dominadas pela equipe de Matheus Costa, até que o zagueiro Áquila recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Com uma a mais em campo, o Ypiranga aproveitou a superioridade e em um contra-ataque fulminante, Galegol marcou mais um, para reassumir a artilharia. A partir das saídas de Jean Pierre e Galego, o Brasil esboçou uma reação, fez o seu gol antes dos 40 minutos e ainda tentou o empate, mas o placar ficou mesmo em 2 a 1.
A vitória deixa o Ypiranga com 12 pontos, na terceira posição do Grupo B. Na rodada final da primeira fase, o Canarinho recebe o Grêmio no Colosso da Lagoa. O jogo será as16h30 do próximo sábado (15) e para jogar as semifinais, precisa vencer o jogo e torcer por derrota ou empate do Caxias, que joga em casa contra o São José.