Gaitaço da Cultura chega à 262ª edição durante a VII Expo Itatiba do Sul

Projeto já ultrapassou 400 horas de gravação e soma cerca de 4.600 apresentações em 12 municípios do Alto Uruguai

Durante as comemorações dos 60 anos de Itatiba do Sul, um dos eventos mais emblemáticos da programação da VII Expo será a 262ª edição do Gaitaço da Cultura. O encontro está marcado para o domingo, dia 13 de abril,às 10 horas, no Palco 2 da feira, em frente à Igreja Matriz, prometendo reunir talentos musicais de toda a região.

Criado em 2005, o Gaitaço da Cultura tornou-se um verdadeiro símbolo de identidade e integração regional. Com mais de 400 horas de gravação e aproximadamente 4.600 apresentações, o projeto percorreu 12 municípios do Alto Uruguai gaúcho, como Erechim, Aratiba, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Erval Grande, Jacutinga, Paulo Bento, Três Arroios e Viadutos, entre outros.

Gravado em comunidades e posteriormente transmitido pela Rádio Cultura de Itatiba do Sul, o Gaitaço proporciona um espaço democrático e acolhedor para que artistas locais compartilhem sua arte, resgatando a tradição musical gaúcha e fortalecendo os laços culturais entre as cidades.

Segundo o idealizador do projeto, Carlos Zucchi, o Gaitaço representa muito mais do que um programa musical:
“É uma forma de eternizar a nossa cultura e dar voz aos músicos que fazem a história da música regional. Ao longo dos anos, o Gaitaço virou um movimento cultural, que une pessoas, valoriza talentos e emociona quem acompanha cada edição.”

O evento é aberto para todos os públicos e abrange todas as idades, desde crianças até idosos. Muitos participantes mais velhos, que antes não encontravam oportunidades para se apresentar, agora têm seu espaço garantido. E os mais jovens são incentivados a iniciar cedo suas apresentações, o que fortalece o futuro da tradição musical.

Com o projeto, por meio da Rádio Cultura de Itatiba do Sul, o Gaitaço foi reconhecido como Ponto de Cultura e já recebeu dois prêmios da Secretaria Estadual da Cultura, nos anos de 2008 e 2014, como um dos melhores programas de incentivo à cultura popular no estado.

A edição especial da Expo Itatiba será ainda mais significativa, não apenas por marcar os 60 anos do município, mas por reforçar a importância da cultura como ferramenta de união e pertencimento. O Gaitaço da Cultura seguirá sendo um elo entre gerações, incentivando jovens talentos e homenageando artistas que ajudaram a construir a história musical da região.

O público que visitar a feira no domingo terá a oportunidade de assistir apresentações ao vivo, com toda a autenticidade da música de raiz e o carisma dos músicos que fazem do Gaitaço uma referência cultural.

A VII Expo Itatiba é uma realização da Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul e Rádio Cultura. O evento é patrocinado pela CRESOL, Banrisul, Sicredi e URI, além de contar com o apoio da  Foz do Chapecó, CETAP, CPFL Energia, CUFA-RS, Sutraf/AU, Emater, Ecoterra, Sindicato Rural, Câmara de Vereadores, Paróquia São Roque, Uassari Futebol Clube e outras entidades parceiras, que reforçam o compromisso com o desenvolvimento da região.

Por DestaqueNews