Futsal gaúcho se reunifica e começa a temporada 2021

O futsal gaúcho tem vivido novidades importantes nos últimos dias. A ACBF (Associação Carlos Barbosa de Futsal) ganhou a taça da Liga Gaúcha 2020 em 1º de junho. No dia seguinte, teve início a temporada 2021 em Horizontina, no noroeste do estado, com a partida entre o Horizontina Futsal e o Atlântico, clube de Erechim, no norte.

O Rio Grande do Sul possui clubes de futsal de alta qualidade e é uma das referências nacionais no esporte das quadras. O futsal é um dos esportes mais populares no estado e estimula a torcida, patrocínios e apostas, que podem ser realizadas a partir de um simples cadastro no bet365.

A vitória da ACBF foi sobre o Passo Fundo, por 5 a 1, em Carlos Barbosa, na região da Serra Gaúcha. A ACBF também havia vencido o jogo de ida, por 1 a 0, em Passo Fundo, no norte do estado. Com isso, a ACBF é campeã gaúcha pela 13ª vez. O clube de Carlos Barbosa é o maior vencedor entre as equipes do RS. A conclusão do torneio havia sido adiada por meses em razão da pandemia da covid-19.

A ACBF abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo e marcou o segundo gol aos 16. Em seguida, o Passo Fundo descontou, mas a ACBF marcou o terceiro ainda na etapa inicial. O quarto gol foi efetuado logo no início do segundo tempo. Em seguida, um atleta do Passo Fundo foi expulso, e o clube de Carlos Barbosa fechou com o quinto gol.

Já o clássico Horizontina Futsal x Atlântico, que abriu o Gauchão de Futsal 2021, terminou em um empate de 2 a 2. Um dos gols do Horizontina foi contra. O jogo foi disputado com a quadra úmida, o que acrescentou dificuldade aos jogadores.

Reunificação

Na temporada 2021, o futsal gaúcho está novamente unificado, depois de dois anos dividido em duas ligas paralelas. A FGFS (Federação Gaúcha de Futsal) e a Liga Gaúcha decidiram congregar os seus torneios de elite, o que deu origem ao Gauchão de Futsal. O campeonato inclui 27 equipes divididas em três grupos regionalizados. O Gauchão de Futsal foi reconhecido pela CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão).

“A união visa somente o crescimento e fortalecimento do futsal gaúcho”, disse Nelson Bavier, dirigente da Liga Gaúcha encarregado de levar à frente a unificação. “Todos entendem que a iniciativa é somente de resultados positivos para a modalidade. A aceitação por parte dos clubes dessa junção tem sido praticamente unânime”, afirmou, em seu blog, o jornalista Roni Müller, que cobre o futsal gaúcho.

ACBF no contexto continental

A ACBF demonstrou, mais uma vez, o tamanho do seu poderio no fim do mês passado ao ficar em segundo lugar na Copa Libertadores de Futsal. O clube gaúcho perdeu a final para o San Lorenzo, da Argentina – cujo time de futebol é célebre por ter o papa Francisco entre seus torcedores. A decisão da Libertadores de Futsal ocorreu na cidade de Florida, no Uruguai. O San Lorenzo venceu por 4 a 3, e o último gol foi marcado na prorrogação.

Porém, a ACBF é a maior campeã da Libertadores, com seis títulos – empatada com o Jaraguá, de Santa Catarina. O clube de Carlos Barbosa venceu as últimas três edições do torneio sul-americano.

Na Liga Nacional de Futsal, a ACBF e o Atlântico de Erechim lideram o grupo B, que reúne clubes do Sul do Brasil.