Vento acompanha o ingresso de uma massa de ar polar nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. A combinação de ar gelado com o vento traz baixa sensação térmica durante o dia na maior parte do território gaúcho, especialmente nas áreas serranas do Sul e do Nordeste do estado.
O vento é resultado de uma área de baixa pressão segregada, ciclônica, que ontem estava na Argentina e hoje vai se encontrar sobre o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul com ar muito frio em altitude e que traz resfriamento em superfície.
Esta baixa ciclônica provocou muito vento na Argentina, especialmente nas províncias de Santa Fé e Buenos Aires. Em Mar del Plata, a ventania derrubou semáforos, postes e árvores na cidade costeira com falta de luz, mas não se antecipa consequências iguais no Rio Grande do Sul. Várias cidades do Rio Grande do Sul já sentem o efeito do vento que acompanha o ingresso da massa de ar frio de origem polar com rajadas de 30 km/h a 50 km/h. Em Caçapava do Sul, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de 51 km/h.
O vento se intensifica durante o dia em grande parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira com velocidade de 30 km/h a 50 km/h na grande maioria das localidades à medida que ar mais frio ingressa. No Sul e no Leste do estado, entretanto, pela maior proximidade do oceano e do centro do sistema, a tendência é que vente mais.
A previsão da MetSul Meteorologia indica rajadas de vento de até 50 km/h a 70 km/h no Sul e no Leste do estado nesta sexta. Em setores da costa e da região da Lagoa dos Patos, o vento tende a ser mais forte com rajadas que podem passar de 70 km/h. Em Porto Alegre e no Sul da área metropolitana, a tendência é que o vento fique, em média, entre 40 km/h e 60 km/h com rajadas mais fortes localizadas por efeito de topografia (prédios e morros).
Por Metsul https://metsul.com/frio-vento-e-baixa-sensacao-termica-em-dia-invernal/ .